O português é uma língua muito falada, além do Brasil, há outros países espalhados pela Europa, América, Ásia e África que falam essa língua neolatina.
Você sabia que não é só o Brasil e Portugal que falam o português? Há outros países que falam essa língua, e juntos esses totalizam 280 milhões de falantes. O português é também conhecido como língua românica ou neolatina, sendo a quinta língua mais falada do mundo, e faz parte das línguas oficiais da União Europeia, Mercosul, União das Nações Sul-Americanas e União Africana.
O idioma tem sua história ligada ao galego-português, língua falada na Idade Média, nos territórios de Galiza e em Portugal. Posteriormente, essa língua passou a ser falada em outras partes do mundo, e isso se deve ao fato de que essas partes foram conquistadas e sofreram influência da colonização.
Leia também: Dicas de português: expressões da língua portuguesa
De acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o português é falado por nove países, distribuídos em quatro continentes.
Brasil
Angola
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Moçambique
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste
Portugal
Em outros territórios, a língua portuguesa é também falada, como: Macau, na China; Damão e Diu, no território da União da Índia; Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e Ilhas ABC, no Caribe.
Em outros países localizados no subcontinente América do Sul, na América, a língua portuguesa também é falada por parte dos habitantes, como no Uruguai, na Venezuela, no Paraguai e na Guiana. Não obstante, não se trata do idioma oficial desses países.
Veja também: O português pelo mundo: palavras de origem portuguesa
Basicamente, todos os países que falam português foram colonizados por Portugal, sofrendo, portanto, influência desse país e agregando seus costumes. As variações da língua refletem o encontro entre portugueses, povos nativos e imigrantes que habitam cada uma dessas nações.
1) Angola
2) Brasil
3) Cabo Verde
4) Guiné-Bissau
5) Guiné Equatorial
6) Moçambique
7) Portugal
8) São Tomé e Príncipe
9) Timor-Leste