Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dicas de português: Expressões da língua portuguesa

Confira cinco dicas de português que podem eliminar suas dúvidas sobre algumas expressões da língua portuguesa!

Em domicílio ou a domicílio? A nível de ou em nível de? Essas estão entre as expressões que mais provocam dúvidas entre os falantes Em domicílio ou a domicílio? A nível de ou em nível de? Essas estão entre as expressões que mais provocam dúvidas entre os falantes

 Existem algumas expressões da língua portuguesa que costumam gerar sérias dúvidas entre os falantes. Elas são muito utilizadas no dia a dia e, na maioria das vezes, de maneira inadequada. Você já se perguntou, por exemplo, se o correto é “a domicílio ou em domicílio”? Outra dúvida clássica: você sabe se o certo é “a cores ou em cores”? Viu só? Parecem dúvidas banais, mas acertar a escrita dessas expressões faz toda a diferença para quem quer adequar o texto à norma culta da língua.

Para ajudá-lo(a) a eliminar quaisquer erros na modalidade escrita, o Escola Kids preparou cinco dicas de português que serão muito úteis para quem quer escrever bem e conhecer melhor as particularidades desse nosso idioma tão rico e interessante. Anote-as em um caderninho ou consulte-nos sempre que uma dúvida surgir. Aproveite as dicas, boa leitura e bons estudos!

Cinco superdicas sobre expressões da língua portuguesa

1ª Dica → Em cores/A cores

A primeira transmissão em cores da televisão brasileira foi feita no ano de 1972

ou

A primeira transmissão a cores da televisão brasileira foi feita no ano de 1972?

O correto é “a primeira transmissão em cores da televisão brasileira foi feita no ano de 1972”. Nós não dizemos que a fotografia está em preto e branco? A mesma lógica deve ser empregada na expressão “em cores”.

2ª Dica A domicílio/Em domicílio

A pizzaria entrega a domicílio

ou

A pizzaria entrega em domicílio?

O correto é “pizzaria entrega em domicílio”. A forma a domicílio só deve ser utilizada quando na oração houver verbos que indiquem movimento, como chegar, ir, voltar e levar. Exemplo: A criança foi levada a domicílio depois da aula.

3ª Dica → A nível de/Em nível de

O concurso será realizado a nível nacional

ou

O concurso será realizado em nível nacional?

Se você respondeu “o concurso será realizado em nível nacional”, acertou. Isso porque a expressão “em nível de” deve ser utilizada quando equivaler ao sentido de “âmbito” ou “status”. Já a expressão a nível de estará correta quando a preposição “a” estiver associada ao artigo “o” e significar “à mesma altura”. Exemplo: A avaliação de matemática está ao nível de nossa capacidade.

4ª Dica → Daqui a pouco/Daqui há pouco

As crianças chegarão da escola daqui a pouco

ou

As crianças chegarão da escola daqui há pouco?

A resposta certa é “as crianças chegarão da escola daqui a pouco”. A pouco indica ação que ainda vai acontecer: as crianças chegarão (o verbo está conjugado no tempo futuro). Já há pouco indica ação que já aconteceu, ou seja, indica tempo decorrido. Exemplo: As crianças chegaram há pouco.

5ª Dica → A longo prazo/Em longo prazo

Para alcançar o sucesso profissional, é preciso pensar a longo prazo

ou

Para alcançar o sucesso profissional, é preciso pensar em longo prazo?

Resposta certa: “Para alcançar o sucesso profissional, é preciso pensar em longo prazo”. A preposição “em” deve ser utilizada nas seguintes expressões: em longo prazo, em curto prazo e em médio prazo.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Como começar a estudar Gramática?

Português

Dialetos e registros

Geografia

Países que falam português

Últimos artigos

Ziraldo

Ziraldo foi um cartunista brasileiro reconhecido por obras e personagens da literatura infantojuvenil, marcados pelo humor, como o famoso Menino Maluquinho.

Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial foi a etapa que introduziu a maquinofatura e a mecanização de processos produtivos no interior das fábricas, na Inglaterra, entre 1760 e 1850.

Preconceito

O preconceito é um julgamento pré-concebido, sustentado por estereótipos e por emoções negativas, que direciona hostilidade contra indivíduos ou grupos desvalorizados.

Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus é uma organização religiosa fundada no contexto da Igreja Católica por Santo Inácio de Loyola em 1540, com a aprovação do Papa Paulo III.