Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.
Fruta é um termo utilizado para se referir a um fruto ou fruto acessório que, geralmente, possui sabor adocicado, aroma característico e é rico em suco. O termo fruta não se trata de um termo científico e não deve ser utilizado como sinônimo de fruto. Todas as frutas são exemplos de frutos, entretanto, nem todo fruto se trata de uma fruta.
As frutas são alimentos benéficos à nossa saúde, devendo ser incorporadas à nossa alimentação. Destacam-se por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As frutas podem ser consumidas in natura ou fazer parte da composição de doces, geleias, bolos, entre outros produtos.
Leia também: Alimentação saudável — essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo
Fruta é um termo sem valor científico utilizado, normalmente, para se referir a um fruto ou fruto acessório comestível que apresenta sabor adocicado e é rico em suco.
Todas as frutas são exemplos de frutos, entretanto, nem todo fruto recebe a denominação de fruta.
Frutas devem ser incluídas na nossa alimentação por serem alimentos ricos em compostos benéficos à nossa saúde.
São exemplos de fruta: abacate, ameixa, amora, banana, cajá, figo, maçã, melancia, uva, seriguela e pitanga.
O termo fruta não tem valor científico e é utilizado, geralmente, para se referir a um fruto ou fruto acessório comestível que possui um aroma característico, sabor adocicado e é rico em suco. São exemplos de fruta a maçã, o abacate, o pêssego, a melancia, a banana, a jabuticaba, o limão, a laranja e a graviola.
Não devemos utilizar os termos fruta e fruto como sinônimos. Em primeiro lugar, temos que ter em mente que fruta é um termo sem valor científico e usado popularmente para se referir, geralmente, a alguns frutos ou frutos acessórios comestíveis e que apresentam um sabor mais adocicado.
O fruto, por sua vez, é um termo botânico e pode ser definido como uma estrutura formada a partir do ovário, geralmente, após a fecundação dos óvulos. Os frutos estão presentes apenas nas plantas do grupo das angiospermas e estão associados com a função de proteção e dispersão das sementes.
Assim sendo, apesar de todas as frutas serem exemplos de frutos, nem todo fruto é uma fruta. O abacate, por exemplo, trata-se de um fruto popularmente chamado de fruta; já a abóbora é um fruto, mas não é considerada uma fruta.
Todos nós já ouvimos falar da importância de consumirmos frutas, mas poucos conhecem realmente todos os benefícios que esses alimentos podem proporcionar à nossa saúde. As frutas, de maneira geral, destacam-se por ser fontes de vitaminas, sais minerais e fibras. Além disso, apresentam compostos que atuam, por exemplo, como antioxidantes e anti-inflamatórios. O consumo de frutas está relacionado com a proteção contra doenças do coração, envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de câncer.
As frutas podem ser consumidas de diferentes formas na nossa alimentação, podendo ser ingeridas frescas, desidratas bem como usadas na fabricação de doces, geleias, bolos, tortas, sucos e até em preparações salgadas, como saladas e pizzas. Vale destacar, no entanto, que as frutas oferecem maiores benefícios à saúde quando consumidas in natura.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, até mesmo os sucos naturais não oferecem os mesmos benefícios à saúde do que ingerir a própria fruta. A explicação está no fato de que fibras e os nutrientes presentes na fruta podem ser perdidos durante o preparo. Não podemos nos esquecer também de que frutas em conservas e frutas cristalizadas apresentam grandes quantidades de açúcar e os nutrientes também se perdem na preparação.
Ao consumir as frutas, devemos ter um cuidado especial, principalmente quando serão ingeridas cruas e com casca. A higienização deve ser feita deixando as frutas de molho em uma solução de hipoclorito de sódio e água. Nas embalagens de hipoclorito, é possível encontrar a recomendação do fabricante para as quantidades corretas a fim de se garantir uma higienização segura. Após deixar as frutas de molho, deve-se enxaguá-las.
Leia também: Como as frutas ficam maduras?
Agora que já entendemos o que são frutas, que tal conhecer alguns nomes delas? A seguir, listaremos o nome de frutas com todas as letras do nosso alfabeto:
abacaxi;
banana;
carambola;
damasco;
esfregadinha;
framboesa;
goiaba;
heisteria;
ingá;
jabuticaba;
kiwi;
laranja;
maracujá;
nectarina;
oxicoco;
pêssego;
quina;
romã;
seriguela;
tamarindo;
uva;
veludo;
wampi;
xixá;
yamamomo;
zimbro.