Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Angiospermas

Aprenda mais sobre as angiospermas, o único grupo de plantas que apresentam flores e frutos.

As angiospermas são plantas que possuem flor e fruto. As angiospermas são plantas que possuem flor e fruto.

As angiospermas são um grupo de plantas que representa o maior conjunto de organismos fotossintetizantes do planeta. Estima-se que existam cerca de 450 mil espécies de plantas pertencentes a esse grupo.

Os vegetais desse grupo possuíem flor e fruto, ou seja, qualquer planta que possua essas duas estruturas pode ser classificada como angiosperma. Assim, fica fácil citar alguns exemplos de plantas angiospermas, como mangueira, morangueiro, roseira, orquídea, chuchuzeiro, amoreira e palmeira.

→ Características gerais das angiospermas

As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, apresentam xilema e floema como tecidos condutores de substâncias, e possuem sementes. Em comum com esse grupo, as gimnospermas também possuem sementes e vasos condutores. Essa última característica é ainda observada nas pteridófitas. A novidade evolutiva presente nas angiospermas em comparação com esses outros grupos de plantas é a presença de flores e frutos.

As flores são estruturas da planta onde são produzidos os gametas masculinos e os gametas femininos. Por essa característica, a flor é uma estrutura relacionada com a reprodução desses vegetais. Algumas flores têm aparência e cheiro bastante agradáveis como forma de atrair agentes polinizadores, que levam o grão de pólen até a parte feminina da flor e proporcionam, assim, a fecundação.

As flores podem apresentar diversas formas. Em algumas espécies, a flor aparece solitária e, em outras, no entanto, podem surgir inflorescências, isto é, agregados de flores. As margaridas, por exemplo, apresentam inflorescências. Quando a observamos, temos a sensação de que se trata de apenas uma flor, mas, na realidade, são pequenas flores unidas.

Os frutos presentes nas angiospermas possuem várias funções e são provenientes do desenvolvimento do ovário da flor após a fecundação ser realizada. O fruto ajuda na dispersão dessas plantas e também protege a semente.

→ Classificação das angiospermas

As plantas angiospermas, em sua grande maioria, podem ser classificadas em dois grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. As monocotiledôneas incluem espécies como grama, lírios e orquídeas. Como exemplos de eudicotiledôneas, podemos citar o feijão, a batata e a manga.

As características que permitem a identificação das monocotiledôneas são: presença de flores com elementos em número de três ou seus múltiplos (trímeras), pólen com um poro ou sulco, folhas com nervuras paralelas entre si e raízes em cabeleira ou fasciculada (formadas por um conjunto de raízes finas). Entre as características das eudicotiledôneas que podemos citar, estão a presença de flores com peças em número de quatro ou cinco, folhas com nervuras que se ramificam e formam uma espécie de rede, pólen com três poros ou sulcos e raízes do tipo pivotante, isto é, que apresenta uma raiz principal de onde partem as demais.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Briófitas

Ciências

Ciclo de vida das pteridófitas

Ciências

Classificação das plantas

Ciências

Como o corpo da planta transporta substâncias?

Últimos artigos

Atividades para o Dia das Crianças

Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças são uma forma de tornar essa data comemorativa mais especial e divertida. A seguir, veja algumas dicas!

Brasil Colônia

O Brasil Colônia foi o período da história brasileira em que o Brasil era uma colônia de exploração de Portugal. Estendeu-se de 1500 a 1822.

Literatura infantil

A literatura infantil é a literatura destinada às crianças. Ela é composta por histórias que despertam a imaginação e pela poesia infantil, escrita em versos e com rimas.

Escrita cuneiforme

A escrita cuneiforme é conhecida como a primeira forma de escrita da humanidade, tendo sido desenvolvida pelos sumérios por volta de 3500 a.C.