A semântica se ocupa em estudar o significado que as palavras apresentam em um determinado contexto comunicativo. Conheça um pouco mais sobre ela!
Semântica... por certo essa palavra não faz parte do seu dia a dia, não é verdade? Não se preocupe, a cada encontro nos tornaremos mais e mais conhecedores deste universo grandioso e riquíssimo – a nossa Língua Portuguesa.
Pois bem, pode até ser que essa palavrinha, a princípio, pareça representar algo novo, mas saiba que os elementos que a ela pertencem são para nós mais do que conhecidos. Lembra-se dos sinônimos, antônimos, das palavras homônimas, parônimas, daquelas que adquirem significados diferentes dependendo da situação em que estão expressas? Sim, isso mesmo! O estudo de todos esses assuntos cabe sabe a quem? À semântica, é claro.
O significado que as palavras apresentam pertence ao estudo da semântica.
Dessa forma, você pode perfeitamente dizer:
Adoro doce de banana.
Minha amiga é um doce de pessoa.
Sabemos que em ambos os exemplos a palavra “doce” está presente, mas que adquire significados diferentes, concorda?
Tanto você pode ir ao concerto como pode também levar seus calçados ao conserto.
Constatamos que se trata de duas palavrinhas idênticas no som, mas diferentes na grafia e, sobretudo, no significado que representam.
O comprimento de seu sorriso estava sempre presente nos cumprimentos que fazia a todos ali presentes.
Da mesma forma ocorre nesse exemplo, pois a largura, a extensão (comprimento) do sorriso sempre estava presente nas saudações (cumprimentos) que fazia a todos.
Ao dizer que seu amigo é bondoso, poderá perfeitamente dizer que ele é caridoso, pois o sentido continuará o mesmo. Sim! Estamos diante de duas palavras sinônimas.
Se todos os dias você diz que alguém está bonito, quando disser que ele está feio, provavelmente ele ficará chateado. Óbvio, seria melhor permanecer com a mesma opinião, pois “feio” significa ideia contrária, sentido oposto a “bonito”. Nesse caso, prefira deixar o antônimo de lado!
Percebeu como foi interessante? De forma simples e rápida pudemos compreender do que se ocupa a semântica, ou seja, do significado que as palavras apresentam, estando elas em um determinado contexto, em uma determinada situação de comunicação.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras