Divisões da gramática se referem às partes responsáveis pelo estudo dos distintos assuntos relacionados à língua que falamos.
Certamente que a palavra gramática não representa para você nenhuma novidade, não é mesmo? Sim, pois ela é sua companheira em diversas circunstâncias: nas aulas de Língua Portuguesa, nos momentos em que as dúvidas surgem ao resolver aquela tarefa difícil, no momento da escrita, enfim, várias são elas.
Estudamos tantos assuntos que se referem à língua que falamos, mas nunca aprendemos a qual parte da gramática eles pertencem, ou seja, qual parte é responsável pelo estudo deste ou daquele assunto. No entanto, sabemos que a gramática se subdivide em partes específicas. Vamos então conhecê-las?
A gramática se divide em partes específicas, responsáveis pelo estudo de diferentes assuntos
FONOLOGIA - sabe aquela parte em que estudamos as regrinhas do “x”, “ch”, “s”, “z” e tantas outras letras, os encontros vocálicos, os dígrafos, as sílabas, divisão silábica, as regras de acentuação? Pois bem, todos esses assuntos pertencem a uma parte da gramática denominada fonologia, cuja origem vem do grego fono = som, voz e do grego logia = estudo, conhecimento.
MORFOLOGIA – Lembra-se de como as palavras são formadas? Sim, da derivação, composição, de todas aquelas palavras que pertencem às classe gramaticais? Substantivo, adjetivo, advérbio...? Saiba que todos esses assuntos pertencem à parte da gramática denominada morfologia, responsável pelo estudo de todos eles.
SINTAXE – Frase, oração, período, sujeito, predicado, objeto direto, objeto indireto, ou seja, os complementos que se referem aos verbos, aposto, vocativo... Todos eles são elementos dos quais já temos conhecimento, e por falar nisso pertencem à parte da gramática chamada de sintaxe, ou seja, ela se ocupa do estudo da relação que as palavras estabelecem entre si quando estão dispostas em uma oração.
Essas três são basicamente responsáveis pelo estudo de tudo aquilo que estamos aprendendo. Assim, todas as vezes que conhecermos algo “novo” já temos condições de saber a qual parte da gramática ele pertence, não é verdade?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras