Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Regra geral de Concordância Nominal

Veja como certas classes gramaticais se adequam ao substantivo na Concordância Nominal.

Na concordância nominal, o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome devem se adequar ao substantivo, é como encaixar as peças de um quebra-cabeça Na concordância nominal, o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome devem se adequar ao substantivo, é como encaixar as peças de um quebra-cabeça

O substantivo é o núcleo do sintagma nominal, logo, é imprescindível que as classes gramaticais, que a ele se relacionam, estejam “combinando”. Mas em quais aspectos isso deve acontecer? Quais são as classes de palavras que devem se flexionar para concordar com o substantivo?

Comecemos entendendo o conceito de concordância. Segundo Houaiss, é entrar em acordo, ou seja, estar em harmonia. Logo, se a concordância é nominal, será o acordo, ou adequação, em gênero e número, do substantivo, núcleo do sintagma nominal, com o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome. Veja o exemplo:

Os primeiros candidatos chegaram para a entrevista.

As primeiras candidatas chegaram para a entrevista.

Nos exemplos acima, a regra geral da concordância nominal foi praticada, ou seja, os determinantes do substantivo estão em harmonia com ele. Por isso, quando o substantivo mudou, o artigo e o numeral tiveram de se adequar.

Perceberam como a regra geral da concordância nominal é fácil? Basta lembrar que o substantivo definirá o gênero e o número do artigo, do numeral, do pronome e do adjetivo.

 

 

Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Marcelo Rigonatto

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.