A concordância verbal é a relação de conformidade entre verbo e sujeito em relação ao número e à pessoa.
A concordância verbal é a relação de conformidade e harmonia que deve ocorrer entre o verbo e seu sujeito ou, em caso específico, o verbo e seu predicativo. Ambos devem concordar em pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa) e número (singular e plural). Para aplicar a concordância corretamente, há regras gerais e regras específicas, as quais vão reger os padrões corretos de flexão.
Leia também: O que é a regência verbal?
A concordância verbal é a relação de conformidade de número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa) entre o verbo e o sujeito. Observe os exemplos abaixo com o verbo "pedalar".
Eu pedalei 25km hoje cedo.
Mariana e Pedro pedalarão conosco no domingo.
Julia pedalou pela primeira vez ontem.
Percebe-se que o verbo pedalar assume diferentes formas em cada frase para que possa estar em concordância com seus respectivos sujeitos. Portanto, os verbos estão conjugados em 1ª pessoa do singular (eu pedalei); 3ª pessoa do plural (eles pedalarão); e 3ª pessoa do singular (ela pedalou).
A seguir, confira as regras de concordância verbal:
Michelle passou na seleção.
(Nós) Passamos na seleção.
Eu e Michelle passamos na seleção de vôlei.
Maria e Ana concorreram juntas à vaga.
A maior parte deles não trabalhou hoje.
A maior parte deles não trabalharam hoje.
Cerca de 15 alunos faltaram à prova.
Fui eu que lhe pedi a chave.
Foi ele que lhe pediu a chave.
Fomos nós que lhe pedimos a chave.
É você quem chora toda a noite.
Pediu-se uma nova ficha de inscrição.
Pediram uma nova ficha de inscrição.
Que são seis semanas?
Isso são assuntos proibidos para crianças.
O resto são problemas pequenos.
São sete horas em ponto.
Paulo ou Antônio discursará na formatura.
Paulo ou Antônio discursarão na formatura.
O rir e o chorar fazem bem.
Rir e chorar fazem bem.
Rir e chorar faz bem.
Vossa Excelência agiu com firmeza.
Havia muitos alunos aguardando a abertura dos portões.
Faz 4 horas que ela está em reunião.
Para identificar a concordância verbal, o primeiro passo é identificar os verbos presentes nos enunciados e classificá-los em pessoais ou impessoais, pois os verbos impessoais só podem ter uma mesma flexão.
Na sequência, é fundamental identificar se o verbo pertence a algum dos casos especiais a fim de investigar corretamente a flexão verbal. Caso a oração apresente uma estrutura padrão, basta verificar a conformidade entre pessoa e número do sujeito e verbo.
A concordância verbal é fundamental para o texto, pois ela, além de ser uma expressão do domínio das normas gramaticais, aspecto relevante para o uso da língua nas situações formais de comunicação, também contribui para a compreensão e coesão textual. Por meio da concordância, o leitor consegue estabelecer corretamente a relação entre os termos e saber quais são os sujeitos respectivos dos verbos utilizados; portanto, é essencial na compreensão e coesão textual.
Para saber mais sobre a concordância nominal, clique aqui.
Questão 1
Qual das frases abaixo apresenta concordância verbal CORRETA?
A) Julia e Pedro jogou no vôlei.
B) Mariana dissemos que adorou o passeio.
C) Eu e meu irmão preferimos ficar em casa.
D) Meus pais falou que não podemos viajar.
Resolução:
Alternativa C.
A alternativa C está correta, pois o sujeito composto por um sujeito em primeira pessoa (Eu) e outro em terceira pessoa (meu irmão) deve flexionar na primeira pessoa do plural (nós); portanto: “Nós preferimos ficar em casa”.
Questão 2
Qual das frases abaixo tem um verbo na forma impessoal?
A) Leia muitos livros!
B) Podemos assistir ao filme.
C) Entreguei-lhe a chave da casa.
D) São 7 horas da noite já.
Resolução:
Alternativa D.
A alternativa D apresenta verbo na forma impessoal, pois o sentido é indicação de horas. As alternativas A, B e C têm como sujeito, respectivamente, “tu”, “nós” e “eu”.
Fontes
Cunha, Celso; Cintra, Luís F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, s/d.