Elas nasceram juntas e são muito parecidas na forma e no conteúdo. Você sabe de quem estamos falando? Conheça as palavras cognatas!
Elas são parecidas, nasceram juntas, apresentam formas semelhantes e significado também. Você sabe de quem estamos falando? Estamos falando das palavras cognatas. Mas você já ouviu essa expressão antes? Afinal, o que são essas tais palavras cognatas? Vamos analisar com cuidado o significado da palavra cognata e descobrir algumas pistas.
Cognata vem do latim cognatus, uma língua antiga que deu origem ao nosso idioma, e significa parentesco, semelhança, ligação. Portanto, podemos dizer que a expressão “palavras cognatas” diz respeito às palavras que nasceram juntas e que, por isso, apresentam muitas coisas em comum.
Quer ver só como você já sabe o que são “palavras irmãs”? Veja alguns exemplos de palavras cognatas:
Ferro, ferreiro, ferragem, ferrugem
Pedra, pedreiro, pedraria, pedrinha
Dente, dentadura, dental, dentinho
Viu só? As palavras que você viu no exemplo derivam de um mesmo radical ou possuem uma mesma origem etimológica, ou seja, são parecidas tanto na forma como no conteúdo. Não basta ser aparentemente parecida para ser considerada cognata, quando isso acontece, temos o que chamamos de palavras falsas cognatas. Quer ver um exemplo?
Fome e famigerado.
À primeira vista, elas são parecidas, mas não há nenhum tipo de parentesco entre os dois vocábulos. Fome todos nós sabemos o que é, mas famigerado - não se engane -, não é aquele que tem fome, famigerado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém muito famoso. Viu só? Fique atento às palavras cognatas e às falsas cognatas!
Por Luana Castro
Graduada em Letras