A literatura infantil é a literatura destinada às crianças. Ela é composta por histórias que despertam a imaginação e pela poesia infantil, escrita em versos e com rimas.
A literatura infantil é a literatura feita para crianças. Assim, os livros infantis apresentam textos fáceis de ler, normalmente acompanhados de belas ilustrações. Os principais tipos de literatura infantil são: fábula, conto, poema, cantiga e peça teatral. No Brasil, O menino maluquinho é um dos mais famosos livros infantis. Já o livro francês O pequeno príncipe é conhecido no mundo inteiro.
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A literatura infantil é a literatura feita para crianças.
Ela é composta por histórias, poemas e cantigas escritas para crianças.
Além de divertir, a literatura infantil também estimula a imaginação e a reflexão.
Fábulas, contos, poemas, cantigas e peças teatrais são os principais tipos de literatura infantil.
A literatura infantil possui texto com linguagem simples, quase sempre acompanhado de ilustrações.
Mauricio de Sousa, Monteiro Lobato e Ziraldo são os mais famosos autores brasileiros desse tipo de literatura.
Os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen são os principais autores estrangeiros da literatura infantil.
A literatura infantil é a literatura feita para as crianças. Ela é composta por histórias, poemas e cantigas. Assim, existem muitos livros escritos para leitoras e leitores com idade até 12 anos. Mas pessoas mais velhas também gostam de ler livros infantis.
Quando a literatura infantil surgiu, faz muito tempo, seu objetivo principal era educar, ensinar, trazer lições de moral para as crianças. Porém, atualmente, esses não são mais os principais objetivos. A literatura infantil de agora busca mostrar a realidade das crianças, como elas pensam e com o que elas sonham.
Então você deve estar se perguntando... Como é que uma pessoa adulta pode saber o que é ser criança? Pois é, algumas pessoas adultas não esqueceram como era ser criança. Então, provavelmente, os melhores livros da literatura infantil são de autoras e autores que não esqueceram dessa fase de suas vidas.
As obras infantis, mais do que ensinar, pretendem fazer as crianças sonharem, mas também refletirem sobre a vida e a realidade do mundo. Assim, algumas obras não mostram só aventuras divertidas, mas também trazem questões mais sérias para fazer as crianças pensarem...
As fábulas são pequenas histórias com uma lição de moral. Quase sempre, os personagens principais são animais.
Os contos são histórias curtas que podem falar de assuntos diversos e ter objetivos diversos. Portanto, a fábula é um tipo de conto. Mas também existem os contos de fadas, que narram histórias fantásticas, com personagens como princesas, bruxas ou seres encantados.
Poemas são textos escritos em versos. Eles podem contar uma história. Uma história contada em forma de versos é chamada de narrativa em versos. Mas o poema é mais usado para fazer poesia. Poesia não é uma história, ela é a expressão de emoções, sentimentos e ideias de forma artística e com múltiplos significados.
A peça teatral é escrita para ser encenada em um palco. Na peça teatral, o autor ou a autora indica as ações de atrizes e atores, além de indicar também as falas de seus personagens. Às vezes, uma peça teatral é publicada em forma de livro. Assim, em vez de assistir à peça, você pode ler o texto dramático. Um texto dramático pode trazer situações alegres ou tristes, ou seja, ser uma comédia ou uma tragédia.
As letras das cantigas infantis também fazem parte da literatura. Elas são escritas em forma de versos. Quase sempre, as cantigas apresentam rimas e refrão. Isso faz com que elas sejam mais fáceis de memorizar, além de produzir um som mais agradável e divertido.
Grande parte dos livros infantis não tem só texto escrito, mas também ilustrações para facilitar o entendimento. As ilustrações provocam várias emoções e pensamentos. Tais livros apresentam elementos que estimulam a imaginação, como, por exemplo, personagens e acontecimentos fantásticos, ou seja, extraordinários.
O texto dos livros infantis é de fácil entendimento. É comum a presença de animais que parecem seres humanos, já que falam, pensam e transmitem suas ideias. Mas, acima de tudo, a literatura infantil apresenta elementos do universo de uma criança, tais como: sonhos, experiências, perguntas, inquietações etc.
Alaíde Lisboa de Oliveira.
Ana Maria Machado.
Bartolomeu Campos de Queirós.
Lygia Bojunga.
Mauricio de Sousa.
Monteiro Lobato.
Ruth Rocha.
Ziraldo.
Antoine de Saint-Exupéry (França).
Carlo Collodi (Itália).
Charles Perrault (França).
Esopo (Grécia).
Frances Hodgson Burnett (Inglaterra).
Hans Christian Andersen (Dinamarca).
Irmãos Grimm (Alemanha).
Jean de la Fontaine (França).
J. M. Barrie (Escócia).
Lewis Carroll (Inglaterra).
L. Frank Baum (Estados Unidos).
Maurice Druon (França).
Maurice Sendak (Estados Unidos).
Roald Dahl (País de Gales).
A bolsa amarela, de Lygia Bojunga.
A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira.
O bichinho da maçã, de Ziraldo.
Indez, de Bartolomeu Campos de Queirós.
Flicts, de Ziraldo.
Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha.
Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado.
O menino maluquinho, de Ziraldo.
O menino marrom, de Ziraldo.
Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.
A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl.
Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll.
A pequena sereia, de Hans Christian Andersen.
As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi.
Contos da mamãe gansa, de Charles Perrault.
Contos de Grimm, dos irmãos Grimm.
Fábulas de Esopo, de Esopo.
Fábulas de La Fontaine, de Jean de la Fontaine.
O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett.
O mágico de Oz, de L. Frank Baum.
O menino do dedo verde, de Maurice Druon.
Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak.
O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Peter Pan, de J. M. Barrie.
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A maioria das pessoas tem seu primeiro contato com a literatura por meio das obras infantis. Por isso, a literatura infantil pode levar a criança a se interessar por essa arte e pegar o gosto pelos livros. A literatura infantil desenvolve a imaginação das crianças, estimula seu raciocínio e sua capacidade reflexiva. Além, é claro, de ser uma fonte inesgotável de diversão.
As primeiras histórias infantis de que temos notícia são as de Esopo. Ele era um escritor da Grécia antiga, que nasceu aproximadamente no ano 620 antes de Cristo. Esopo não tinha a intenção de criar histórias para crianças. Mas as suas fábulas, como, por exemplo, A raposa e as uvas, acabaram agradando ao público infantil.
Porém, foi só no século XVII que houve a preocupação em escrever obras direcionadas para as crianças. E isso aconteceu quando o escritor francês Charles Perrault publicou seus contos de fadas em 1697. Depois de Perrault, vieram os autores alemães conhecidos como irmãos Grimm e o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
No Brasil, a literatura infantil surgiu no século XIX, com livros como Contos infantis, das autoras Júlia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira. Porém, foi só no século XX que a literatura infantil brasileira tomou forma com as obras do escritor Monteiro Lobato. Atualmente, existem vários autores e autoras de livros infantis.
Crédito de imagem
[1] Panini / Mauricio de Sousa (reprodução)
Fontes
KIRCHOF, Edgar Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 2, 2016.
OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Sistematização do saber escolar sobre a literatura infantil: a disciplina “literatura infantil” (1957-1970). In: OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2015. p. 151-238.
RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. Literatura infantil e desenvolvimento da imaginação na infância: trabalho modelado como ferramenta de ensino do argumento narrativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.