Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Catáfora: um mecanismo coesivo

Entenda o mecanismo coesivo conhecido como catáfora e aprenda a usá-lo para estabelecer as relações entre frases e parágrafos do seu texto.

A catáfora faz referência a algo que será apresentado posteriormente no enunciado A catáfora faz referência a algo que será apresentado posteriormente no enunciado

Observe as frases abaixo:

A mãe olhou-o e disse: Meu filho, não desista da vida.

Você pode perceber que o pronome oblíquo átono “o” fez referência a um outro termo apresentado posteriormente na frase, não é mesmo? Esse fenômeno é conhecido com catáfora e é utilizado para construir a relação de sentido entre frases e parágrafos. Por tratar-se de um fenômeno “transfrásico”, ou seja, um fenômeno que só é possível de ser realizado no plano do “discurso” ou do “texto”, é importante observar suas possibilidades de realização dentro da língua viva, daquela que é feita no discurso. Para tanto, vamos analisar dois parágrafos de uma crônica de Lya Luft e identificar as construções das relações de sentido por meio da catáfora.

Para que a existência valha a pena…
(...)
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.

Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: “Parar pra pensar, nem pensar!”

O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. (...)

(LUFT,L. Para que a existência valha a pena. Disponível em:http://www.viva50.com.br/para-que-a-existencia-valha-a-pena-texto-de-lya-luft/>. Acesso em>09/11/2017)

Veja que a autora utiliza-se da catáfora ao referenciar conceitos que só posteriormente serão explicitados no texto:

o lema reconfortante” = “parar para pensar, nem pensar”

ele = “o sorrateiro pensamento que nos faz parar.”

É possível notar que esse tipo de referência é feita por meio de uma substituição por sucessão, ou seja, substitui algum componente apresentado mais tarde no texto. Além disso, a catáfora enfática criada em “o lema reconfortante” cria uma expectativa no leitor a respeito do que seja esse lema.

Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto.

Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora:

Só desejo isto: que você seja muito feliz.

Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.

Eram dois os motivos da briga: a mensagem no celular e o atraso do dia anterior.

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Anáfora

Português

Elementos que compõem um bom texto

Português

Textos sem coesão: Entenda como isso pode acontecer!

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.