Você já teve dúvidas quanto ao uso do acento circunflexo? Não se desespere, aprenda agora sobre sua utilização.
Muitos brasileiros reclamam dos acentos que algumas palavras solicitam, mas você sabia que, quando eles foram “criados”, o objetivo era ajudar? Alguns podem pensar: “grande ajuda!” No entanto, imagine se os acentos não existissem, como saberíamos qual seria a correta pronúncia das palavras?
Em português, diferentemente do que muitos imaginam, a maioria das palavras não recebe acento, sendo este usado exatamente para demonstrar que aquela palavra recebe pronúncia diferente. Ficou com dúvida? Acompanhe a explicação:
Percebeu a importância do acento? Ele é fundamental para determinar a sílaba tônica, mas essa não é sua única função, pois ele também é usado para indicar a forma que as vogais devem ser pronunciadas, ou seja, com som aberto ou fechado. Por isso, existem dois acentos gráficos em português, o agudo e o circunflexo. Hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre este último acento: o circunflexo.
O nome circunflexo é difícil, por isso é comum os professores chamarem-no de chapeuzinho (^). Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Um exemplo clássico para definir a diferença de pronúncia são as palavras: vovô e vovó. Quando o circunflexo é usado, ele faz com que o som da vogal seja emitido de forma fechada. Percebeu a diferença?
As regras de acentuação para as palavras, cujas vogais precisam do acento circunflexo, são as mesmas, ou seja, serão definidas pela tonicidade, ou seja, é necessário classificá-las em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. É preciso atentar também para as modificações que ocorreram na nova ortografia, pois, também influenciaram as palavras que recebem acento circunflexo.
A seguir algumas palavras que utilizam o acento circunflexo. Atenção à pronúncia!
Bênção
Convênio
Complô
Âmago
Pântano
Câmara
A partir de agora, atenção à pronúncia dos circunflexos!
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras