Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Acento Agudo

Saiba mais sobre esse importante recurso: o acento agudo.

O acento agudo é fundamental para indicar a sílaba tônica das palavras O acento agudo é fundamental para indicar a sílaba tônica das palavras

O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. Por isso, não deve ser omitido no momento da escrita nem no momento da fala, pois pode prejudicar a comunicação.

Os acentos foram criados para ajudar o falante na escrita e, principalmente, em relação à pronúncia das palavras. Muitas delas possuem a mesma terminação, não é mesmo? Sabia, sabiá, jacaré, coqueluche, cajá, arma, coco, cocô e tantas outras são exemplos de palavras que terminam da mesma forma. Como saber quando serão acentuadas? Nesse caso, é preciso considerar dois fatores:

  1. A tonicidade das palavras, ou seja, a sílaba tônica de cada uma;
  2. A terminação das palavras.

A partir da tonicidade, as palavras são classificadas como: oxítonas (a última sílaba é a tônica), paroxítona (a penúltima é a tônica) e proparoxítona (a antepenúltima é a tônica). De acordo com cada terminação, haverá uma regra de acentuação.

Os acentos só podem ser utilizados em cima das vogais, nunca das consoantes. Em Português, existem dois acentos: o circunflexo e o agudo.  A seguir, destacaremos o uso do acento agudo.

O acento agudo indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta. Veja os exemplos: café, abricó, carcará.

A presença do acento agudo indica com facilidade a sílaba tônica de cada palavra, entretanto, não são todas as palavras que receberão acento gráfico, para isso, é preciso considerar algumas regras, que são chamadas de regras de acentuação.

Para facilitar na hora de estudar, as regras foram divididas em dois grupos:

  1. Regras gerais: acentuação dos monossílabos tônicos, das oxítonas, das paroxítonas e das proparoxítonas;
  2.  Regras complementares: acentuação dos ditongos abertos, dos hiatos e de alguns verbos. Com a reforma ortográfica, o acento agudo deixou de ser usado em alguns casos, vale a pena conferir. 

Acompanhe, a seguir, uma explicação mais ampla acerca das regras gerais e complementares que devem ser usadas na hora da acentuação das palavras:

  • Regras gerais:
  1. Proparoxítonas: todas são acentuadas. Exemplos: lâmpada, cálice.
  2. Oxítonas: acentuam-se as terminadas em: -a(s), -e(s), -o(s), -em, ens. Exemplos: cajá, café, paletó, também, parabéns.
  3. Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n. Além dessas terminações, também são acentuadas quando terminam em ditongo oral seguido ou não de s (vogal e semivogal na mesma sílaba, sem a presença do til ou das consoantes que podem indicar nasalização, m e n) ou terminadas em: -ã, -ãs, -ão, -ãos. Exemplos: táxi, vírus, álbum, tórax, relógio, lápis, revólver, órgãos, órfão.
  4. Monossílabos tônicos: quando terminados em –a, -e, -o. Exemplos: lá, fé, dó.
  • Regras Complementares:
  1. Os ditongos abertos nas paroxítonas não são acentuados. Ex.: colmeia, assembleia. Entretanto, nas oxítonas, o acento agudo existe. Ex.: herói, troféu.
  2. As vogais i e u, quando sozinhas na sílaba ou seguidas de s, recebem acento agudo, mas se vierem após ditongo, não recebem. Ex. feiura, Laís, saída.
  3. Os verbos arguir e redarguir não recebem acento agudo, mas na pronúncia é como se fossem acentuados. Ex.: arguo (na pronúncia: argúo).

Preste atenção na terminação das palavras para acentuá-las e quando houver necessidade de acento, se o som da vogal for aberto, não tenha dúvidas: use o acento agudo.


Por Mayra Pavan
Gr aduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Acento Circunflexo

Português

Acento tônico e acento gráfico

Português

Acentuação gráfica

Português

As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.