Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Seno, cosseno e tangente

Clique e entenda os conceitos de seno, cosseno e tangente e conheça alguns exemplos de uso dessas razões trigonométricas em triângulos retângulos.

Seno, cosseno e tangente  são as razões trigonométricas relacionadas aos triângulos retângulos Seno, cosseno e tangente são as razões trigonométricas relacionadas aos triângulos retângulos

Seno, cosseno e tangente são razões que relacionam as medidas de lados com as medidas de ângulos de um triângulo retângulo. Essas razões são conhecidas como relações trigonométricas. Para defini-las, é importante conhecer alguns elementos do triângulo retângulo, que serão discutidos a seguir:

Elementos do triângulo retângulo

Um triângulo retângulo é um polígono de três lados que possui um ângulo interno reto. É impossível que um triângulo possua dois ou mais ângulos iguais ou superiores a 90°.


Triângulo com um ângulo medindo 90°

Os lados de um triângulo retângulo recebem nomes especiais de acordo com a sua posição. O lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa. Os outros dois lados são chamados de catetos.

Para as razões trigonométricas, é importante destacar que um cateto pode ser oposto ou adjacente dependendo do ângulo que estiver sendo analisado. Por exemplo, no triângulo acima, o lado AB é a hipotenusa, e o lado BC é cateto oposto ao ângulo α e cateto adjacente ao ângulo β. Já o lado AC é cateto adjacente ao ângulo α e cateto oposto ao ângulo β.

Razão seno

Em dado triângulo retângulo ABC, dizemos que o seno do ângulo α é igual à medida do cateto oposto ao ângulo α, dividido pela medida da hipotenusa do triângulo. Em outras palavras:

Senα = Cateto oposto a α
          hipotenusa

O triângulo a seguir, por exemplo, possui medidas reais de um triângulo retângulo.

 

Note que α = 30°, assim,

Sen30° = 1
              2

Essa medida é válida para todo triângulo que possui um ângulo de 30°, assim, independentemente das medidas de seus lados, o cateto oposto ao ângulo de 30° sempre terá metade do comprimento da hipotenusa.

Sabendo disso, quando um triângulo retângulo possuir um ângulo de 30°, será possível determinar a medida de um de seus lados, hipotenusa ou cateto oposto ao ângulo de 30°, sabendo apenas a medida do outro. No triângulo a seguir, por exemplo, podemos determinar a medida de x.

Observe que o cateto oposto ao ângulo de 30° mede 10 cm e que a hipotenusa desse triângulo é desconhecida. Sabendo que o sen30° = 1/2, podemos fazer:

sen30° = 10
              x

1 = 10
2     x 

x = 2·10

x = 20 cm.

Vale destacar que o seno (o cosseno e a tangente) de um ângulo só variam de acordo com a variação do ângulo, isto é, independentemente do comprimento dos lados do triângulo, sempre que o seno observado for o de 30°, seu valor será 1/2.

Razão cosseno

A rasão cosseno é semelhante à razão seno, entretanto, é definida como a divisão entre o cateto adjacente a um ângulo e a hipotenusa do triângulo retângulo. Sendo assim, o cosseno do ângulo α é:

Cosα = Cateto adjacente a α
           Hipotenusa

Essa razão pode ser usada para os mesmos fins que a razão seno: encontrar a medida do cateto oposto ou da hipotenusa com a medida de um desses dois lados. Para tanto, é necessário conhecer os valores do cosseno do ângulo em questão.

Razão tangente

A razão tangente é dada pela divisão entre o cateto oposto ao ângulo α pelo cateto adjacente ao ângulo α. Em outras palavras:

tgα =    Cateto oposto a α     
        Cateto adjacente a α

Vale lembrar que, independentemente das dimensões do triângulo, os valores de seno, cosseno e tangente de um ângulo só mudam se esse ângulo for alterado.

Tabela de valores de seno, cosseno e tangente de ângulos notáveis

A tabela a seguir contém os valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos mais importantes para esse conteúdo.

 

30°

45°

60°

Sen

1
2

√2
2

√3
2

cos

√3
2

√2
2

1
2

tg

√3

1

√3
3

 Tabela de valores das razões trigonométricas para ângulos notáveis

Essa tabela contém os valores do seno, cosseno e tangente dos ângulos 30°, 45° e 60°. Ela deve ser usada para descobrir um dos lados de um triângulo, conforme o exemplo a seguir:

Exemplo: determine o valor de x do seguinte triângulo:

Nesse triângulo, um ângulo tem 30°, o seu cateto oposto mede 10 cm e queremos descobrir a medida de seu cateto adjacente. A razão trigonométrica que usa o cateto oposto e o cateto adjacente é a tangente. Assim:

tg30° = 10
            x

A partir da tabela de valores dada acima, descobrimos que tg 30° = √3. Substituindo esse valor na razão da tangente, teremos:

√3 = 10
        x

x√3 = 10

x = 10
     √3

 

Racionalizando a fração, teremos:

 

x = 103
      3




Videoaulas relacionadas:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Classificação dos triângulos

Matemática

Polígonos inscritos e circunscritos

Matemática

Polígonos regulares

Matemática

Razão e proporção

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.