Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Partes de um círculo

Saiba mais sobre as partes de um círculo e suas características clicando aqui!

Conheça os elementos que compõem um círculo Conheça os elementos que compõem um círculo

Antes de verificar quais são as partes de um círculo, você se lembra de qual é a diferença entre circunferência e círculo?


A circunferência delimita o espaço preenchido pelo círculo.

Quando vemos a imagem de uma figura circular, como a da figura acima, podemos classificar a circunferência como o conjunto de pontos que delimita a forma, já o círculo é todo o espaço interior à circunferência.

Agora que já nos lembramos da definição de círculo, vamos identificar todas as partes que estão presentes nele! Considere um círculo cujo centro seja um ponto C e considere dois pontos, A e B, presentes em sua extremidade, ou seja, em sua circunferência:


O ponto C está no centro do círculo e os pontos A e B estão na circunferência.

Se nós fizermos dois segmentos de reta, um que liga os pontos A e C e outro que liga C e B, a seguinte figura será formada:


Os segmentos de reta AC e BC delimitam o setor circular menor (em roxo) e o setor circular maior (em azul).

A parte colorida de roxo, que é constituída pelo interior da figura formada pelos pontos ABC, é chamada de setor circular menor. Já a parte azul da figura, formada pela circunferência e o exterior de ABC, é chamada de setor circular maior.

Para não esquecer: imagine que você acabou de retirar uma fatia de uma pizza. A fatia retirada representa o setor circular menor, e o que restou da pizza representa o setor circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta para ligar os pontos A e B da circunferência:


Ao traçar a semirreta AB, encontramos os segmentos circulares maior e menor.

Quando traçamos a semirreta AB, segmentamos o círculo em duas partes distintas. A menor parte, destacada em amarelo na figura acima, é chamada de segmento circular menor e não contém o centro do círculo. Já a parte maior, de cor laranja, é chamada de segmento circular maior e contém o ponto central do círculo.

Para não esquecer: Imagine que você deixou cair um prato no chão e apenas uma “beiradinha” do prato quebrou-se. A parte que se quebrou é o segmento circular menor e tudo o que restou do prato é o segmento circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta que passe pelo ponto A e pelo ponto C do círculo, cortando a circunferência em um ponto D:


Um segmento de reta que passe por A e C e intercepte a circunferência em outro ponto divide a circunferência em dois semicírculos.

Ao traçar um segmento de reta que intercepte os pontos A e C e um outro ponto D da circunferência, há a formação de dois semicírculos, que devem ter o mesmo tamanho. Você se lembra dos elementos da circunferência? Então deve recordar que nós podemos chamar a reta AD de diâmetro! Para não esquecer: um semicírculo é sempre a metade de um círculo!


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática


Aproveite para conferir nossa videoula relacionada ao assunto:

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Circunferência

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Matemática

Gráfico de setores

Matemática

O Comprimento do Círculo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.