Provavelmente você já ouviu falar sobre circunferência, círculo e esfera, mas você sabe como diferenciá-los?
Provavelmente você já ouviu falar em circunferência, círculo e esfera, mas você sabe como diferenciá-los? Se eu pedisse para você desenhar cada um desses três itens, como seria o desenho de cada um deles? Na imagem acima, há exemplos dos três, mas qual deles representa uma circunferência, um círculo e uma esfera? Vamos falar um pouco sobre cada um e você nunca mais se confundirá!
A circunferência é uma figura geométrica plana formada por inúmeros pontos cuja união resulta em uma linha fechada e que estão a uma mesma distância de um ponto central. Imagine um compasso, se você firmar a pontinha de metal do compasso em um papel e girar a pontinha de grafite ao redor da de metal, você desenhará uma circunferência. Você pode ter o mesmo resultado se, por exemplo, olhar para um pneu de bicicleta. O pneu de qualquer bicicleta tem o formato de uma circunferência. Cada pedacinho que o compõe está a uma mesma distância do eixo do pneu, aquele local central onde os raios do pneu encontram-se. Inclusive, em uma circunferência, chamamos por raio a distância entre a extremidade da circunferência e seu centro.
Os pneus das bicicletas são exemplos de circunferências.
Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo. Este, por sua vez, é formado por uma circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior. Por exemplo, uma bela e suculenta pizza pode representar um círculo. A pizza possui o formato de uma circunferência, mas é deliciosamente preenchida! Um relógio de parede pode também ser um círculo, desde que suas extremidades caracterizem uma circunferência, pois certamente todo o seu centro estará preenchido. Observe que o círculo é uma figura plana assim como a circunferência.
Uma pizza representa um círculo, pois sua extremidade é uma circunferência e seu interior é preenchido.
E se tivermos agora uma forma circular, mas que, em vez de ser plana, é tridimensional? Nesse caso, teremos então uma esfera. Uma esfera possui a possibilidade de ser preenchida com ar, com água ou qualquer outra substância e ainda se caracteriza por ser uma forma que poder girar ou rolar quando colocada em uma superfície como uma mesa ou no chão. E se, por acaso, nós a cortamos, dividindo-a em duas partes, o local em que a cortamos terá o formato de uma circunferência.
As bolas de uma piscina de bolinhas representam inúmeras esferas coloridas.
E agora, você já sabe dizer o que são o bambolê, o prato e a bola que aparecem na primeira imagem do texto? O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.