Subtração é uma das quatro operações básicas da matemática. Comportando-se como a operação contrária da adição, a subtração é fundamental para se compreender a matemática.
A subtração é uma entre as quatro operações básicas da matemática, sendo aprendida após a adição. Considerada a operação inversa da adição, a subtração entre dois números é representada pelo símbolo – (menos) entre os números, por exemplo 9 – 5 (lê-se: nove menos cinco).
Calcular a subtração é calcular o valor encontrado quando retiramos o subtraendo, ou seja, no exemplo citado, trata-se de quanto resta se retirarmos 5 de 9. Para calcular a subtração entre números maiores, utilizamos o algoritmo da subtração. Além disso, a subtração possui propriedades importantes.
Leia também: O que é e como se caracteriza o sistema de numeração decimal?
A subtração é uma entre as quatro operações básicas da matemática.
Para calcular a subtração entre números maiores, utilizamos o algoritmo da subtração.
A subtração possui o 0 como elemento neutro.
A subtração é considerada uma operação básica da matemática, com a adição, a multiplicação e a divisão. Calcular a subtração entre dois números é diminuir certa quantia de outra já existente. Por exemplo, se existem 8 pessoas em um elevador, e 3 delas descem dele, então, para calcular a quantidade de pessoas restantes, usamos a subtração entre 8 e 3, ou seja, 8 – 3. Se retirarmos 3 de 8, encontraremos o número restante de pessoas no elevador, que são 5.
Cada termo da subtração recebe um nome. Calculamos a subtração entre o minuendo, que é a quantia já existente, e o subtraendo, que é a quantidade retirada do minuendo. O resultado da subtração é conhecido como diferença:
Exemplo:
8 – 3 = 5
8 → minuendo
3 → subtraendo
5 → diferença
Para realizar a operação de subtração entre dois números, basta lembrar que ela é a operação inversa da adição e usar a operação inversa para encontrar a resposta. Como vimos, sabemos que 8 – 3 é 5, porque 3 + 5 = 8. Para números menores, esse raciocínio é sempre eficiente.
Exemplo:
9 – 8 = 1, pois 8 + 1 = 9
12 – 5 = 7, pois 5 + 7 = 12
10 – 4 = 6, pois 6 + 4 = 10
Para casos em que os números são maiores, é conveniente utilizar o algoritmo da subtração.
Leia também: Quais são os números ordinais?
Quando não for possível encontrar a diferença entre dois números de forma direta, como nos exemplos anteriores, recorremos ao algoritmo da subtração. Vejamos o passo a passo para calcular a subtração entre dois números utilizando o algoritmo.
Exemplo 1:
Calcularemos a subtração 84 – 21.
1º passo: primeiro vamos montar o algoritmo colocando unidade em baixo de unidade e dezena em baixo de dezena, como na imagem a seguir:
2º passo: agora calcularemos a diferença, primeira
mente, entre as unidades, ou seja, 4 – 1, que é igual a 3. O resultado da subtração será escrito logo abaixo da unidade:
3º passo: por fim, faremos a subtração entre as dezenas, 8 – 2 = 6 dezenas. Então, escreveremos o resultado da seguinte maneira:
Assim, temos que: 84 – 21 = 63.
Exemplo 2:
Calcule a diferença entre 225 e 34.
1º passo: montar a diferença no algoritmo.
2º passo: calcular a diferença entre as unidades, 5 – 4 = 1.
3º passo: calcular a diferença entre as dezenas, mas note que 2 é menor que 3, então, nesse caso, vamos transformar uma centena em dezena:
Agora é possível calcular a diferença entre 12 e 3, 12 – 3 = 9:
4º passo: como não há centena no subtraendo, então, basta copiar a centena na diferença.
Assim, temos que 225 – 34 = 191.
Veja também: Qual o valor de um algarismo?
Para calcular a subtração quando o subtraendo é maior que o minuendo, utilizamos o jogo de sinal.
7 – 12
Sabemos que 12 > 7. Nesse caso, realizamos a subtração 12 – 7 e conservamos o sinal do maior número em módulo, ou seja, o sinal negativo.
Então, temos que 7 – 12 = -5.
Exemplos:
15 – 23 = -8
7 – 11 = -4
9 – 14 = -5
Para saber mais sobre como isso funciona, leia o texto: Jogo de sinais.
Questão 1 - Em um restaurante, um dos cardápios do dia era o vinagrete. Logo pela manhã, o dono do restaurante foi até o estoque verificar se a quantidade de tomates era o suficiente para atender todos os clientes esperados. Normalmente são gastos 36 tomates grandes para atender a demanda diária. Em estoque havia 17 tomates, então, a quantidade de tomates que o dono do restaurante precisa comprar para fazer o vinagrete é:
A) 09
B) 17
C) 18
D) 19
E) 20
Resolução
Alternativa D
Para encontrar o total de tomates que o dono do restaurante precisa comprar, calcularemos a diferença 36 – 17.
Então: 36 – 17 = 19
Questão 2 - Existe uma grande diferença entre a quantidade de dias que possui um ano em Marte e a quantidade dias que possui um ano na Terra. Marte possui 687 dias e a Terra 365 dias (em anos não bissextos). Então, a quantidade de dias que Marte possui a mais que a Terra é igual a:
A) 190
B) 242
C) 387
D) 265
E) 322
Resolução
Alternativa E
Para calcular a diferença, basta subtrair 365 de 687: