Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Adição e subtração de números negativos com reta numérica

Aprenda a efetuar a adição e a subtração de números negativos com reta numérica!

Aprenda a somar e a subtrair números negativos! Aprenda a somar e a subtrair números negativos!

 Dentro dos conjuntos numéricos existem os números inteiros, que se caraterizam pela existência de números positivos e negativos. Provavelmente você consegue responder rapidamente qual é o resultado de 2 + 3 ou de 7 – 1, mas e a adição e a subtração de números negativos? Será que você sabe como calcular (– 2) + (– 3) ou (– 7) – (– 1)? Se você não sabe ou mesmo se tem alguma dúvida, daremos o passo a passo para resolver esses e outros exemplos.

Nós efetuaremos esses cálculos por meio de uma reta numerada. Independentemente do cálculo, sempre partiremos do ZERO. Vejamos os casos que podem aparecer:

  • Se o número for positivo, andaremos a quantidade de casas indicadas para a direita (→);

  • Se o número for negativo, andaremos para a esquerda (←);

  • Se estivermos fazendo uma subtração de números inteiros, andaremos para o lado contrário ao que falamos;

  • Se for uma adição de números inteiros, não mudará nada!

Pode até parecer complicado, mas na prática é muito simples! Vejamos alguns exemplos:

1° Exemplo: (– 2) + (– 3)

Saindo do zero, andaremos duas casas para a esquerda, parando no – 2. Em seguida, andaremos outras três casas para a esquerda, parando no – 5. Então, (– 2) + (– 3) = – 5.


Calculando (– 2) + (– 3) com o auxílio da reta numérica

2° Exemplo: (– 7) – (– 1)

Saindo do zero, andaremos sete casas para a esquerda, parando no – 7. Deveríamos andar uma casa para a esquerda, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos uma casa para a direita, parando no – 6. Logo, (– 7) -- (– 1) = – 6.


Calculando (– 7) – (– 1) com o auxílio da reta numérica

3° Exemplo: (– 1) + (+ 4)

Saindo do zero, andaremos uma casa para a esquerda, parando no – 1. Em seguida, andaremos outras quatro casas para a esquerda, parando no + 3. Então, (– 1) + (+ 4) = 3.


Calculando (– 1) + (+ 4) com o auxílio da reta numérica

4° Exemplo: (+ 3) – (– 2)

Saindo do zero, andaremos três casas para a direita, parando no +3. Deveríamos andar duas casas para a esquerda, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos duas casas para a direita, parando no + 5. Então, (+ 3) – (– 2) = 5


Calculando (+ 3) – (– 2) com o auxílio da reta numérica

5° Exemplo: (– 2) + (+ 3) – (+ 5)

Saindo do zero, andaremos duas casas para a esquerda, chegando ao – 2. Em seguida, andaremos três casas para a direta, parando no + 1. Deveríamos andar cinco casas para a direita, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos cinco casas para a esquerda, parando no – 4. Então, (– 2) + (+ 3) – (+ 5) = – 4.


Calculando (– 2) + (+ 3) – (+ 5) com o auxílio da reta numérica

6° Exemplo: (+ 1) – (+ 3) + (– 6)

Saindo do zero, andaremos uma casa para a direita, chegando ao + 1. Em seguida, deveríamos andar três casas para a direita, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos três casas para a esquerda, parando no – 2. Por fim, andamos outras seis casas para a esquerda, chegando ao – 8. Então, (+ 1) – (+ 3) + (– 6) = – 8.


Calculando (+ 1) – (+ 3) + (– 6) com o auxílio da reta numérica


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática 

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Adição de números

Matemática

Adição e subtração de frações

Matemática

Distância entre dois pontos

Matemática

Divisão

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.