Qual matéria está procurando ?

História

História

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Ilustração com ramos, vinho, pão, trigo, espinhos, pregos e cruz, em referência à Semana Santa. A Semana Santa é uma tradição que reconta os últimos dias da vida de Jesus Cristo.

A Semana Santa é uma tradição da liturgia cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana relembra os últimos dias e acontecimentos da vida de Jesus Cristo, passando por sua prisão, sofrimento e crucificação. Encerra-se com o ápice do evento, o Domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscitou.

É iniciada pelo Domingo de Ramos, quando Jesus foi recebido triunfalmente pela população na cidade de Jerusalém, o que incomodou autoridades romanas e os líderes religiosos dos judeus. Essa semana é marcada pelos seguintes dias: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Leia mais: Páscoa — celebração do calendário do cristianismo em lembrança à crucificação, morte e ressurreição de Jesus

Resumo sobre Semana Santa

  • A Semana Santa é uma tradição cristã que relembra os últimos dias da vida de Jesus.
  • Inicia-se com o Domingo de Ramos, quando Jesus chegou a Jerusalém e foi recebido triunfalmente pela população.
  • Inicia-se sete dias antes da Páscoa.
  • Os dias que a formam são: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
  • No Brasil, a Sexta-Feira Santa é considerada feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que determine isso.

O que a Semana Santa comemora?

A Semana Santa é uma tradição do calendário litúrgico do cristianismo, sendo diretamente relacionada com a Páscoa. Esta festividade, uma das mais importantes do cristianismo, celebra a ressurreição de Jesus Cristo. No caso da Semana Santa, trata-se de uma tradição que observa os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Durante a Semana Santa se relembra a chegada de Jesus a Jerusalém e o desenvolvimento do processo que resultou na sua prisão. O sacrifício de Jesus nesse contexto é conhecido pelos cristãos como Paixão de Cristo, uma demonstração de amor pela humanidade.

A Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos, o momento em que Jesus Cristo chegou à cidade de Jerusalém. Jesus chegou montado em um jumento, ato entendido como símbolo de humildade e paz. Foi recebido triunfalmente pela população, sendo tratado como um rei.

Na tradição do cristianismo oriental, a Semana Santa se iniciou no Sábado de Lázaro, dia que ficou marcado pelo milagre de Jesus quando realizou a ressuscitação de Lázaro. A tradição da Semana Santa é muito importante no cristianismo católico e tem como objetivo promover os últimos dias de Jesus até sua ressurreição como um grande milagre.

O que significa cada um dos dias da Semana Santa?

A Semana Santa é composta pelos últimos dias da vida de Jesus Cristo, e cada dia foi marcado por algo. Vejamos os acontecimentos mais importantes de cada um dos últimos dias de Jesus durante a Semana Santa:

  • Domingo de Ramos

Jesus Cristo entrando em Jerusalém e sendo recebido pela população.

Dia em que Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento. Sua chegada na cidade é considerada o cumprimento de uma promessa feita por Zacarias. Jesus foi recebido de maneira gloriosa pela população, que lhe estendeu ramos para que pudesse passar. A popularidade de Jesus entre a população desagradou às autoridades romanas e aos grandes líderes religiosos dos judeus. Juntos, os dois grupos começaram a conspirar para se livrarem de Jesus.

  • Segunda-Feira Santa

Esse dia foi marcado pela expulsão dos vendilhões do templo por Jesus. Jesus afirmou que o templo era casa de oração, mas que os vendilhões estavam transformando o local em um covil de ladrões. Ele também operou milagres e anunciou que sua missão estava próximo de ser cumprida.

  • Terça-Feira Santa

Nesse dia Jesus contou sobre os fins dos tempos e se reuniu no Monte das Oliveiras com os seus discípulos depois de ser alvo (e escapar) de uma emboscada dos líderes religiosos judeus.

  • Quarta-Feira Santa

Não há muitas informações sobre esse dia, e acredita-se que Jesus o tenha passado em Betânia com pessoas próximas a ele.

  • Quinta-Feira Santa

O Fogaréu, procissão que acontece na Semana Santa, simula a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados pelos farricocos.[1]

Nesse dia, Jesus celebrou a Pessach com os seus discípulos, e esse evento recebeu o nome de Última Ceia. Antes de jantar com os seus discípulos, Jesus lavou os pés deles, orientando-os a serem humildes e ajudarem uns aos outros. Jesus informou aos discípulos que seria traído por um deles, e foi ao Getsêmani orar. Na mesma noite, Judas entregou Jesus às autoridades romanas.

  • Sexta-Feira Santa

Jesus foi apresentado às autoridades romanas, sendo julgado e condenado à morte por crucificação. Ele foi alvo de zombaria e foi torturado pelos guardas romanos. Com a crucificação, Jesus faleceu, e seu sacrifício é entendido pelos cristãos como um ato que redimiu a humanidade de seus pecados.

  • Sábado de Aleluia

O corpo de Jesus estava depositado em um túmulo lacrado com pedra para impedir que fosse roubado. Na tradição católica, esse dia não tem nenhum tipo de celebração até a Vigília Pascal, nas vésperas da Páscoa.

  • Domingo de Páscoa

Nesse dia Jesus ressuscitou, aparecendo para diversas pessoas, e a primeira delas foi Maria Madalena. Ao final do dia, todos os discípulos haviam visto seu mestre.

Leia mais: Hebreus — povo antigo que se fixou na Palestina (Canaã), abandonando-a a partir do séc. I devido à perseguição romana

Qual é a data da Semana Santa

A Semana Santa se inicia exatamente uma semana antes da Páscoa, pois o Domingo de Ramos é sete dias antes do Domingo de Páscoa. Nesse sentido, para saber o dia em que se iniciará a Semana Santa, é necessário, primeiro, definir o dia da Páscoa. Para isso, a Igreja Católica tem um critério que foi definido no século IV.

Esse critério estabelece que a Páscoa será no primeiro domingo depois da Lua cheia que ocorre no equinócio de primavera (outono no Hemisfério Sul). Sendo assim, quando a data da Páscoa é estabelecida, é possível definir o dia em que se inicia a Semana Santa. Um fato, no entanto, não se altera: a Semana Santa é iniciada sete dias antes da Páscoa.

O feriado da Semana Santa

Tradicionalmente é comum que a Sexta-Feira Santa seja celebrada como feriado no Brasil, sendo o único dia da Semana Santa oficialmente no calendário. A Semana Santa não é um dos feriados nacionais oficiais que constam na lei 10.607/2002. A Sexta-Feira Santa pode ser feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que a determine dessa forma. Esse critério está estabelecido na lei nº 9.093/1995.

Qual a origem da Semana Santa?

Segundo os historiadores, não existe uma data específica do surgimento da Semana Santa. O costume de relembrar os últimos dias da vida de Jesus se consolidou por meio de práticas dos cristãos da Antiguidade. Nesse sentido, as primeiras tradições relacionadas com a Páscoa surgiram por volta dos séculos III e IV.

Um dos primeiros costumes que se estabeleceram com relação à Páscoa foi a abstenção do consumo de carne nos dias que antecediam à celebração da ressurreição de Jesus. Ao longo do tempo, novos elementos foram sendo adicionados, como a celebração do Tríduo Pascal, que se consolidou na tradição litúrgica da Semana Santa a partir da década de 1950.

Semana Santa 2024

No ano de 2024, a Páscoa será celebrada em 31 de março e a data foi estabelecida pelos critérios usados pela Igreja Católica desde o século IV e que foram mencionados neste texto. Como se inicia sete dias antes da Páscoa, a Semana Santa, em 2024, começará em 24 de março.

Vejamos os dias da Semana Santa em 2024:

  • Domingo de Ramos: 24/03;
  • Segunda-Feira Santa: 25/03;
  • Terça-Feira Santa: 26/03;
  • Quarta-Feira Santa: 27/03;
  • Quinta-Feira Santa: 28/03;
  • Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);
  • Sábado de Aleluia: 30/03;
  • Domingo de Páscoa: 31/03.

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/

Créditos da imagem

[1]Commons | Marcello Casal pela Agência Brasil

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

Carnaval

História

Corpus Christi

Datas Comemorativas

Páscoa

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.