Qual matéria está procurando ?

História

História

Corpus Christi

Corpus Christi é uma celebração muito tradicional do catolicismo e que reforça a importância do sacramento da Eucaristia. Foi estabelecida pela Igreja Católica no século XIII.

Crucifixo, cálice de vinho, uvas, trigo, pão e trigo, elementos ligados à Eucaristia e, consequentemente, ao Corpus Christi. Corpus Christi é uma celebração que reforça a importância da Eucaristia.

Corpus Christi é uma celebração litúrgica que está presente na Igreja Católica e na Igreja Anglicana, celebrando a Eucaristia, um dos sacramentos presentes na doutrina católica. Essa celebração reforça a importância desse sacramento na trajetória de fé dos católicos, atuando pela renovação da fé daqueles que participam da celebração.

O Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa, sempre sendo celebrado na quinta-feira, uma vez que a Eucaristia foi estabelecida por Jesus na Última Ceia, realizada na Quinta-feira Santa. A celebração do Corpus Christi foi iniciada em 1264, por intermédio do papa Urbano IV, mas só se popularizou no século seguinte.

Leia também: Páscoa — importante celebração ligada ao cristianismo

Resumo sobre o Corpus Christi

  • Corpus Christi é um evento muito tradicional da Igreja Católica que celebra a Eucaristia.

  • Reforça a importância da Eucaristia na fé dos fiéis, além de honrar a presença de Jesus nesse sacramento por meio da transubstanciação.

  • No Brasil, o dia de Corpus Christi é celebrado com missas, decoração de tapetes que são feitos em locais públicos, e procissões.

  • A celebração foi criada pelo papa Urbano IV, em 1264.

  • Os historiadores sugerem que essa celebração foi uma forma de enfraquecer opiniões contrárias à Eucaristia e aos dogmas católicos relacionados a esse sacramento.

O que é Corpus Christi?

O Corpus Christi é uma celebração presente na Igreja Católica e na Igreja Anglicana que celebra a presença de Jesus Cristo no momento da Eucaristia. Também conhecida como Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, essa celebração aborda o sacramento da Eucaristia, um dos mais importantes para os católicos. Essa festa acontece sempre 60 dias depois da Páscoa, sendo marcada por diversas tradições.

A celebração sempre ocorre na quinta-feira e relembra o estabelecimento da Eucaristia por Jesus, quando ele celebrou a Última Ceia, na Quinta-feira Santa. Essa festa litúrgica celebra também a transubstanciação, milagre que acontece nesse momento, segundo a crença cristã, em que os elementos tomados (pão e vinho) transformam-se verdadeiramente no Corpo e Sangue de Cristo.

Qual o significado de Corpus Christi?

O Corpus Christi é uma festa religiosa que foi criada como forma de homenagear e reforçar o valor da Eucaristia, um dos sacramentos do catolicismo. Essa sacramento ressalta a presença de Jesus no pão e no vinho que são consagrados. É um sacramento realizado em cumprimento do que Jesus fez na Última Ceia.

Sendo assim, a celebração do Corpus Christi é a mais importante que se realiza em relação a esse sacramento, sendo um momento de comunhão entre os fiéis bem como dos fiéis com Jesus Cristo. A festa celebra a importância desse sacramento e a importância que ele tem na caminhada de fé do cristão católico.

A celebração ainda reforça a importância do milagre da transubstanciação, evidenciando a divindade de Jesus. Percebe-se, portanto, que o objetivo dessa celebração é honrar a presença de Jesus no momento da Eucaristia.

Corpus Christi para os católicos

O Corpus Christi é uma celebração que tem grande importância na prática religiosa de católicos e anglicanos. Outros grupos protestantes, como os luteranos e os calvinistas, não celebram essa data, embora considerem importante o momento da ceia. Para os católicos, no entanto, é uma celebração pública importante, sendo a mais importante relacionada à Eucaristia.

É uma celebração que reforça a importância da Eucaristia, celebrando a presença de Jesus Cristo nesse momento. Os católicos entendem que a Eucaristia é muito importante para sua fé, sendo um momento de renovação e no qual se honra a Jesus e se cumpre o que foi estabelecido por ele.

No Brasil, o Corpus Christi é bastante celebrado, contando com o envolvimento dos fiéis. É tradicional a confecção de tapetes que usam serragem colorida, flores e outros materiais para formar imagens de fé para os católicos. O engajamento na confecção dos tapetes mobiliza muitas pessoas da comunidade religiosa.

A celebração do Corpus Christi também mobiliza procissões que cruzam as ruas de diferentes cidades brasileiras, com os fiéis entoando canções religiosas ou realizando rezas. O Corpus Christi também conta com uma missa que ocorre na manhã da quinta-feira e atrai os fiéis para dar início às celebrações desse dia.

Corpus Christi é feriado nacional?

O Corpus Christi não é feriado nacional, uma vez que não existe uma lei que o determine assim. No entanto, o Governo Federal considera essa data um ponto facultativo, dando escolha aos locais que poderão aderir ao recesso nesse dia ou não. É importante mencionar também que algumas cidades consideram o Corpus Christi feriado porque há alguma lei estadual ou municipal que determine isso.

As capitais que consideram o Corpus Christi feriado são:

  • Aracaju (SE)

  • Belém (PA)

  • Belo Horizonte (MG)

  • Boa Vista (RR)

  • Campo Grande (MS)

  • Cuiabá (MT)

  • Curitiba (PR)

  • Fortaleza (CE)

  • Florianópolis (SC)

  • Goiânia (GO)

  • Macapá (AP)

  • Maceió (AL)

  • Manaus (AM)

  • Natal (RN)

  • Porto Alegre (RS)

  • Salvador (BA)

  • São Paulo (SP)

  • São Luís (MA)

  • Teresina (PI)

  • Vitória (ES)

Por que Corpus Christi muda de data?

O Corpus Christi muda de data porque a sua celebração se dá com base na celebração da Páscoa e de outras importantes datas litúrgicas do catolicismo. O Corpus Christi é celebrado sempre 60 dias depois da Páscoa, mas a data tem como marco principal o Dia de Pentecostes e o Domingo da Santíssima Trindade.

Isso porque o Corpus Christi é celebrado na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, e este, por sua vez, se celebra no domingo seguinte ao Dia de Pentecostes. De toda forma, como a Páscoa é uma celebração com data móvel, a celebração do Corpus Christi, que depende da Páscoa, também mudará de data.

Acesse também: Qual é a data da Páscoa?

Principais tradições de Corpus Christi

Tapete confeccionado durante o Corpus Christi.
A confecção de tapetes é uma das principais tradições de Corpus Christi.[1]

Dentre as principais tradições de Corpus Christi, destacam-se:

  • Missa pela manhã para iniciar as celebrações desse dia;

  • Confecção de tapetes decorados;

  • Realização de procissões, com rezas e cantorias, que são realizadas pelos fiéis por onde passam.

Qual a origem de Corpus Christi?

O Corpus Christi surgiu no século XIII, e muitos historiadores entendem que o surgimento dessa celebração foi uma resposta da Igreja Católica a uma ideia considerada herética e que foi proposta por Berengário de Tours, um cônego do século XI. Esse cônego questionou a presença de Jesus na Eucaristia, falando que era impossível ele estar presente nesse momento.

Os posicionamentos de Berengário de Tours deram início a um grande questionamento e debate sobre a Eucaristia na Igreja Católica, com a Santa Sé procurando colocar fim em qualquer questionamento sobre esse sacramento. No século XII, por exemplo, práticas eucarísticas já eram reforçadas por membros da Igreja Católica, como o bispo Albero de Liége.

A tradição católica fala que uma jovem chamada Juliana de Cornillon começou a ter visões a respeito de uma festa sobre a Eucaristia. Ao compartilhar suas visões, fortaleceu-se a ideia de promover uma celebração para a Eucaristia na região de Liége, da qual Juliana de Cornillon era originária. A festa tornou-se bastante comum em toda Bélgica, mobilizando a Igreja Católica a oficializá-la.

O papa Urbano IV determinou então criação do dia de Corpus Christi, em 1264, como forma de celebrar a Eucaristia e honrar a presença de Jesus nessa ocasião. O papa Urbano IV foi comovido pelos relatos de Juliana de Cornillon, mas também foi impactado por um evento chamado Milagre de Bolsena.

Esse milagre teria ocorrido cerca de dois meses antes de Urbano IV oficializar a criação de Corpus Christi. Nesse milagre, conta-se que um padre viu uma hóstia consagrada encher-se de sangue, o que foi entendido como uma manifestação física do sangue de Cristo. Diversos itens foram banhados nesse sangue, sendo transformados em relíquias e levados diretamente ao papa.

Apesar da criação de Corpus Christi por Urbano IV, em 1264, a festa somente se popularizou pelo continente europeu a partir do Concílio de Viena, em 1311.

Crédito de imagem

[1] SandroSalomon / Shutterstock

Fontes

ASSIS, Dom Antônio. Eucaristia e compromisso de vida. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/eucaristia-e-compromisso-de-vida/.

COSTA, Padre Françoá. Heresias eucarísticas e doutrina católica. Disponível em: https://presbiteros.org.br/heresias-eucaristicas-e-doutrina-catolica/.

CORBELLINI, Dom Vital. O Corpus Christi e a Eucaristia como fonte ápice da vida cristã. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-06/corpus-christi-eucaristia-fonte-apice-vida-crista.html.

REDAÇÃO. Conheça a história da Festa de Corpus Christi. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/historia-da-igreja/conheca-a-historia-da-festa-de-corpus-christi-para-bem-viver-esse-dia/.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

Comidas de Festa Junina

Histórias e contos infantis

Cuca

Matemática

Data da Páscoa

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.