Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tundra

Conheça a Tundra e veja as características desse bioma marcado pelo frio extremo e pela presença de vegetações de pequeno porte.

Paisagem típica da Tundra. Paisagem típica da Tundra.

A Tundra é conhecida por ser o bioma mais frio da Terra! Lá, as temperaturas frequentemente se encontram abaixo de zero, o que torna o seu ambiente com características muito diferentes daquelas que vemos, por exemplo, nos biomas brasileiros, onde é comum a presença de animais adaptados ao calor e grandes árvores. Na Tundra, predominam as vegetações de pequeno porte e a fauna adaptada ao frio congelante.

Mas por que tanto frio? Sabemos que há uma relação entre a latitude e o clima. Dessa forma, quanto mais próximos estivermos dos polos da Terra, menores serão as temperaturas. A Tundra localiza-se justamente nessas áreas, mais precisamente na região do Ártico, perto do polo norte, por isso as suas espécies são adaptadas a esse tipo de ambiente.

Podemos dizer que a localização da Tundra, mais precisamente, é na porção norte da América do Norte, da Europa e da Rússia. Essas áreas são conhecidas como as regiões com as temperaturas mais baixas possíveis para oferecer condições para a existência de vida. O tipo climático é o polar, que é muito frio, seco e com poucas chuvas.

Como o clima é muito frio, além dos solos rasos e da ausência de claridade, que ocorre de forma mais proeminente durante os solstícios de verão, as árvores não poderiam ser maiores do que pequenos arbustos, ervas, líquens e musgos, todos muito espaçados entre si. Durante o verão, quando as temperaturas máximas alcançam os 10ºC, essa vegetação desenvolve-se, tornando-se menos densa. Mas quando o inverno e os seus -20ºC de temperatura chegam, o solo volta a congelar e o número de plantas diminui.

Não é de se espantar que, com essas condições desfavoráveis, a Tundra não apresente uma grande diversidade natural. Os animais existentes alimentam-se da vegetação rala e servem de alimentos para alguns carnívoros. A maioria deles migra para outras áreas durante o inverno, a exemplo da maioria das aves e os grandes mamíferos. Outros, no entanto, permanecem na região, tais como o urso-polar, as raposas, as lebres-do-ártico, os caribus e a maioria dos insetos.


Caribus, animais típicos da Tundra

Além da Tundra localizada na região do Ártico – e, por isso, chamada de Tundra Ártica –, temos também a Tundra Alpina, que se forma nas regiões montanhosas, onde também é frio, com destaque para os Alpes, uma cordilheira de montanhas na Europa. Por causa dessa distribuição, a Tundra chega a ocupar um quinto da superfície terrestre, o que torna a sua preservação necessária tanto para a conservação de seu ambiente quanto para a existência de suas espécies de fauna e flora.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Bioma

Geografia

Clima

Geografia

Polo Norte e Polo Sul

Geografia

Taiga

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.