Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Clima

O clima é uma sucessão de tempos atmosféricos observados ao longo de um período de 30 anos.

Colagem mostrando o céu com diferentes condições de tempos atmosféricos, uma alusão ao clima. O clima é a condição média do tempo atmosférico em determinada área.

Clima é uma sucessão de tempos atmosféricos observados ao longo de um período de 30 anos. Dizemos que o clima é, portanto, a síntese das condições de tempo em uma área determinada. Elementos como a temperatura, a umidade e a pressão caracterizam um tipo de clima, ao passo que fatores como latitude, altitude e maritimidade são capazes de interferir nos elementos climáticos e garantir a existência de subtipos de clima. Identificam-se, hoje, seis tipos de clima no Brasil e cerca de 11 tipos de clima em todo o mundo.

Leia também: O que são as mudanças climáticas?

Resumo sobre clima

  • Clima é a síntese das características do tempo atmosférico observado durante 30 anos em uma área determinada.

  • Os tipos de clima são: tropical, árido, temperado, continental e polar.

  • O Brasil possui seis diferentes ocorrências climáticas: equatorial, semiárido, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

  • Os climas do mundo são 11 no total, e variam desde o clima polar (frio e seco) até o clima desértico (quente e seco).

  • Os climas são caracterizados pelos elementos climáticos: temperatura, pressão atmosférica, umidade e radiação solar.

  • Os fatores climáticos atuam sobre os elementos do clima, e são capazes de modificá-los. São fatores do clima: latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, relevo e vegetação.

  • Clima e tempo são conceitos distintos. Tempo é a condição atmosférica em dado momento, enquanto o clima é uma sucessão de tempos observada ao longo de 30 anos.

O que é clima?

O clima é o resumo do tempo atmosférico que acontece em uma área durante um intervalo de tempo determinado. Para a identificação do tipo de clima de uma região, faz-se a observação dos elementos climáticos (temperatura, pressão atmosférica, umidade, etc.) por aproximadamente 30 anos. A partir de então, é elaborada uma síntese com as características observadas do tempo atmosférico nesse período. Essa síntese recebe o nome de clima.

Quais são os tipos de clima?

Existem várias maneiras de classificar os climas existentes, com base em diferentes parâmetros. A mais utilizada hoje em dia é a classificação de Köppen-Geiger, feita pelo padrão de vegetação que recobre diferentes regiões do mundo. Por meio da vegetação é possível distinguir aspectos como a umidade disponível, a temperatura local e a quantidade de radiação térmica recebida. Levando isso em consideração, temos os seguintes tipos de clima:

  • Clima tropical: climas quentes que acontecem em áreas de baixa latitude e que podem ou não apresentar uma estação seca.

  • Clima árido: climas quentes e de baixa umidade, que apresentam uma estação seca prolongada e uma curta estação chuvosa.

  • Clima temperado: climas de média latitude com temperaturas médias moderadas e pluviosidade elevada que pode ser bem distribuída, com a distinção entre as quatro estações do ano, ou concentrada entre estações secas e estações chuvosas.

  • Clima continental: climas de média latitude que ocorrem em áreas distantes do litoral, com temperaturas médias moderadas e invernos muito frios.

  • Clima polar: climas de elevada latitude que acontecem em áreas situadas depois dos círculos polares. Apresentam temperaturas muito baixas durante todo o ano e precipitação na forma de neve.

Quais são os climas do Brasil?

O Brasil é considerado país continental pela sua dimensão territorial, que compreende desde uma pequena parte do Hemisfério Norte até 33º de latitude no Hemisfério Sul. Uma consequência disso é a variedade de ocorrências climáticas identificadas no país, que, apesar de se encontrar majoritariamente na zona tropical do planeta Terra, tem fatores internos que contribuem para os seus diversos tipos de clima. Os climas do Brasil são seis:

  • Clima equatorial: sua principal característica é a elevada umidade do ar. Trata-se de um clima quente (média de 25º C) e úmido com chuvas abundantes durante o ano, isto é, não há estação seca. Ocorre nos estados da região Norte.

  • Clima tropical: chamado também de tropical típico, esse é o clima predominante no Brasil. Tem temperaturas médias elevadas e apresenta uma estação seca (inverno) e outra estação chuvosa (verão). Ocorre em parte do Nordeste e do Norte, além de caracterizar áreas no Centro-Oeste e no Sudeste.

  • Clima tropical atlântico: variação do clima tropical em áreas com alta influência da maritimidade. A umidade do ar é elevada, com o registro de elevada pluviosidade anual. As chuvas se concentram em estações específicas. Ocorre em todo o litoral brasileiro.

  • Clima tropical de altitude: variação do clima tropical em áreas de maior altitude. Por isso, é caracterizado por temperaturas médias amenas. Na estação mais fria do ano, há o registro de geada. Ocorre em parte do Sudeste e em uma pequena área do Centro-Oeste.

  • Clima semiárido: sua principal característica é a baixa umidade do ar, em conjunto com longos períodos de estiagem de chuvas. É um clima quente e seco em que a pluviosidade anual pode ser de apenas 250 mm em algumas áreas, chegando a até 750 mm. Ocorre em parte da região Nordeste.

  • Clima subtropical: temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas são as principais características desse clima. Os invernos são muito frios, e em algumas áreas pode até mesmo nevar. Ocorre somente nos estados do Sul.

Para saber mais detalhes sobre os climas do Brasil, clique aqui.

Climas do mundo

Distinguem-se ao menos 11 diferentes tipos de clima no mundo. São eles:

  • Clima equatorial: acontece em regiões de baixa latitude próximo da Linha do Equador, e tem como principais aspectos o tempo predominantemente quente e a elevada umidade do ar. Em alguns casos, essa umidade supera 80%.

  • Clima tropical: acontece na zona tropical do planeta Terra, mas é predominante no Hemisfério Sul. Marcado por temperaturas médias elevadas e a distinção entre uma estação seca e outra estação chuvosa.

  • Clima de monção: acontece principalmente no Sul e Sudeste da Ásia e em algumas outras áreas banhadas pelo Oceano Índico. Além das temperaturas médias elevadas, recebe a influência direta dos ventos secos e úmidos denominados monções. As monções regem a pluviosidade de áreas com esse tipo de clima.

  • Clima subtropical: acontece nas áreas imediatamente acima ou abaixo da zona tropical do planeta Terra. Sua ocorrência é mais comum no Hemisfério Sul, marcado pelas temperaturas amenas e boa distinção entre as quatro estações do ano.

  • Clima semiárido: acontece em áreas de baixa latitude ou alta latitude. Sua principal característica é a baixa umidade do ar e, portanto, pode ser tanto um clima quente quanto um clima frio, a depender da região que caracteriza.

  • Clima desértico: acontece em áreas de baixa latitude ou alta latitude, uma vez que o que define esse clima é a amplitude térmica acentuada e a ocorrência de temperaturas extremas. Além disso, trata-se de um clima extremamente seco, em que as precipitações não superam 250 mm ao ano.

  • Clima temperado: acontece em áreas de média latitude, mas a sua ocorrência é mais comum no Hemisfério Norte. Marcado por temperaturas amenas e pluviosidade que pode ser baixa, quando acontece no interior dos continentes, ou elevada, quando em regiões litorâneas.

  • Clima mediterrâneo: acontece nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo e em algumas outras localidades que apresentam aspectos semelhantes a essas regiões, como na costa do Chile, na África do Sul, no oeste dos Estados Unidos e na Oceania. Caracterizado por invernos chuvosos e verões secos.

  • Clima frio de montanha: acontece em áreas de alta latitude do planeta Terra, e pode estar presente em qualquer latitude. Marcado pelo frio e pela ocorrência de um verão muito curto. As precipitações são limitadas, e acumulam menos de 500 mm ao ano.

  • Clima subpolar: acontece nas áreas imediatas aos círculos polares terrestres, caracterizado por verões amenos e passageiros e temperaturas baixas durante a maior parte do ano.

  • Clima polar: acontece em áreas de alta latitude, na região dos polos terrestres. Caracterizado pelo frio intenso e pela umidade do ar muito baixa, uma vez que a maior parte da água disponível se encontra congelada.

Diferenças entre clima e tempo

Clima e tempo são conceitos que estão relacionados, mas que não podem ser tratados como sinônimos:

  • Tempo atmosférico: é a condição da atmosfera no momento presente. Dizemos que, ao abrirmos a janela e olharmos o lado externo de nossas casas e o céu, estamos vendo o tempo: se está ensolarado, nublado, chovendo, nevando, frio, quente, etc., no momento da observação.

  • Clima: reflete uma sucessão de tempos atmosféricos observados ao longo de 30 anos consecutivos.

Para saber mais sobre as diferenças entre clima e tempo, clique aqui.

O que são elementos climáticos?

Os elementos do clima, como a temperatura, caracterizam a ocorrência climática em uma área.

Elementos climáticos são todas as grandezas atmosféricas que caracterizam e definem determinado tipo de clima. Os elementos do clima são, portanto, os aspectos que utilizamos para identificar o clima que ocorre em uma área. São esses elementos:

  • temperatura;

  • pressão atmosférica;

  • umidade relativa do ar e umidade absoluta;

  • radiação solar disponível.

Saiba mais sobre os elementos climáticos clicando aqui.

O que são fatores climáticos?

Os fatores do clima, como a altitude e o relevo, atuam sobre os elementos do clima.

Fatores climáticos são os aspectos da paisagem natural e da geografia locais capazes de interferir na dinâmica atmosférica de uma área, sendo capazes, com isso, de definir ou modificar os elementos do clima que aprendemos anteriormente. Os principais fatores do clima são:

  • latitude;

  • altitude;

  • relevo;

  • vegetação;

  • maritimidade;

  • continentalidade;

  • correntes marítimas;

  • massas de ar.

Saiba mais sobre os fatores climáticos clicando aqui.

Fenômenos climáticos

Os fenômenos climáticos são acontecimentos de origem natural que se iniciam na atmosfera e que resultam em padrões de tempo diferentes na área em que ocorrem. Muitos dos fenômenos climáticos registrados hoje em dia são intensificados pela ação dos seres humanos, sendo o resultado das alterações promovidas no meio ambiente.

Os fenômenos climáticos são os fenômenos que têm origem na atmosfera.

Como exemplo de fenômenos climáticos citamos:

  • Ciclones, que são ventos de altíssima velocidade que giram em torno de uma zona de baixa pressão atmosférica e que se formam sobre os oceanos. A depender de sua área de ocorrência, são denominados tufão ou furacão, e trazem chuvas e alta instabilidade temporal.

  • Tornados, que são colunas de ar giratório que se formam em torno de uma área de baixa pressão atmosférica e que ligam as nuvens ao solo, originando as nuvens de tempestade.

  • El Niño e La Niña, que são mudanças no tempo atmosférico de várias regiões do planeta em decorrência de anomalias térmicas nas águas do Pacífico Sul.

  • Inversão térmica, que é um fenômeno intensificado pela ação humana caracterizado pelo aprisionamento do ar quente próximo da superfície em áreas urbanizadas.

  • Ilha de calor, que acontece devido à alta concentração de superfícies de concreto nas cidades, o que as torna mais quentes do que os arredores não urbanizados.

Exercícios resolvidos sobre clima

Questão 1

(Unesp) A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é

A) difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

B) dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.

C) concentrada, o que promove altas temperaturas médias.

D) variável, o que promove estações do ano bem definidas.

E) perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

Resolução:

Alternativa A.

Regiões de alta latitude recebem radiação solar difusa, o que contribui para a menor concentração de calor e a ocorrência de baixas temperaturas médias.

Questão 2

(PUC) Considere o seguinte climograma:

A análise dos dados do climograma e os conhecimentos sobre os grandes tipos de clima do mundo permitem afirmar que está retratado o clima:

A) subtropical de altitude

B) tropical

C) tropical semiúmido

D) temperado de média latitude

E) mediterrâneo.

Resolução:

Alternativa E.

O climograma mostra verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos, o que representa o clima mediterrâneo.

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

EMBRAPA. Clima. Disponível em: https://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/clima.htm.

INMET. Glossário. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/glossario/glossario.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Köppen Climate Classification System. National Geographic, [2022]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/koppen-climate-classification-system.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

A diferença entre Tempo e Clima

Geografia

A relação entre altitude e clima

Geografia

Bioma

Ciências

Biosfera

Últimos artigos

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!