Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Sistemas de Informações Geográficas

Confira o conceito e as principais funções dos Sistemas de Informações Geográficas!

Os Sistemas de Informações Geográficas envolvem o uso de tecnologia para a compreensão do espaço terrestre Os Sistemas de Informações Geográficas envolvem o uso de tecnologia para a compreensão do espaço terrestre

Ninguém tem dúvida que o mundo atual é marcado pela presença de alta tecnologia! Essa tecnologia serve de auxílio para muitas atividades econômicas, de pesquisa e também no nosso cotidiano. Nesse contexto, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) são exemplos de como as transformações técnicas influenciam a forma como lidamos com o espaço geográfico em que vivemos.

Os SIGs são o conjunto de aparelhos (computadores, satélites e outros) e softwares que permite uma melhor representação e análise do espaço geográfico e natural. É a combinação do conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos responsáveis não só por produzir mapas com avançada precisão, mas medir distâncias, identificar localidades e monitorar as atividades humanas.

A base dos Sistemas de Informações Geográficas é composta por três principais frentes tecnológicas: o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e o sistema de posicionamento global (GPS).

O sensoriamento remoto consiste na utilização de ferramentas tecnológicas e computacionais para representar ou observar uma determinada área da superfície terrestre. Assim, qualquer visualização por meio indireto que se faz sobre a superfície, ou seja, com a mediação de algum aparelho, é um sensoriamento remoto. Ele é muito utilizado em monitoramentos do desmatamento de florestas ou para visualizar melhor o espaço e permitir ações de planejamento.

O Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido como GPS, é um elaboradíssimo sistema de localização a partir da utilização das coordenadas geográficas, que abrangem a combinação entre latitudes e longitudes. Esse sistema envolve uma ação conjunta de 24 satélites e milhares de profissionais espalhados em todo o mundo, permitindo a identificação de áreas e até o endereçamento que fazemos quando pesquisamos uma localidade no celular ou no aparelho de GPS.


O GPS auxilia-nos em tarefas cotidianas, como a localização de endereços nas ruas das grandes cidades

O Geoprocessamento, por sua vez, é o processo de seleção e obtenção de dados e informações geográficas para convertê-los nos diferentes tipos de representações cartográficas. É, portanto, a etapa que converte tudo o que se obtém sobre a superfície terrestre em mapas, que permitem o estudo e a difusão rápida dessas informações. Graças ao geoprocessamento, conseguimos reunir informações previamente selecionadas de uma área e representar a sua distribuição espacial, o que auxila na elaboração de ações públicas e privadas, na preservação da natureza, no ensino escolar e em muitos outros casos.

Os SIGs são, dessa forma, importantes instrumentos que combinam os avanços tecnológicos ocorridos durante a III Revolução Industrial com o trabalho realizado pelas pessoas para melhorar a forma como produzimos o espaço da nossa sociedade. Assim, desde que bem utilizadas, essas informações podem ajudar-nos a construir um mundo melhor, baseado na produção de conhecimento.


Por Me. Rodolfo Alves Pena


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Coordenadas Geográficas

Geografia

GPS

Geografia

Instrumentos de Localização

Geografia

O que é Espaço Geográfico?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.