O espaço geográfico é o espaço que foi modificado pela ação dos seres humanos sobre o meio. Por representar uma síntese das relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza, o espaço geográfico representa o principal objeto de estudo da Geografia. O espaço geográfico é predominante na superfície terrestre, sendo raros os espaços naturais. Desde elementos da natureza até as construções artificiais, as normas sociais e as próprias ações dos seres humanos são elementos do espaço geográfico. Por causa disso, o dinamismo é uma de suas principais características.
A atual fase em que nos encontramos da globalização condicionou a formação de um espaço cada vez mais artificial e com menos signos naturais, sendo ele característico do chamado meio técnico-científico-informacional.
Leia também: Quais são os principais conceitos geográficos?
O espaço geográfico é uma categoria de análise da Geografia, além de seu objeto de estudo.
É toda e qualquer área da superfície da Terra modificada pela ação dos seres humanos.
O espaço geográfico é dinâmico, estando em constante movimento. Ele é, ainda, modificado a todo momento pela sociedade de acordo com suas necessidades e demandas.
Além do espaço geográfico, existe o espaço natural. O espaço natural é aquele que não sofreu interferência da ação humana, o que é raro no mundo de hoje.
A sociedade, as construções, as estruturas normativas e os elementos naturais são, todos, componentes do espaço geográfico.
A paisagem também é uma categoria de análise da Geografia. Ela, entretanto, expressa um quadro momentâneo de tudo o que vimos e sentimos num determinado espaço.
Com o processo acelerado de globalização a partir da segunda metade do século XX, o espaço geográfico sofreu transformações na mesma velocidade.
As transformações recentes no espaço foram marcadas pela modernização das técnicas da informação e da comunicação, e por avanços na ciência. Originou-se, assim, o meio técnico-científico-informacional.
O espaço geográfico é uma categoria de análise da Geografia definida como toda e qualquer área da superfície do planeta Terra que é habitada e/ou que foi transformada pela ação dos seres humanos. Tendo em vista que a população mundial, hoje, é de mais de oito bilhões de pessoas, é praticamente impossível de se encontrar uma área que não tenha sido alcançada pela atividade antrópica em maior ou menor grau. Sejam essas áreas leve ou intensamente modificadas, sem mesmo que haja qualquer resquício da existência prévia da natureza, elas são, de todo modo, inclusas na categoria espaço geográfico.
O espaço geográfico é, portanto, a síntese da ação humana sobre o meio natural. No entanto, não é somente o ser humano que interfere na forma como o espaço está organizado ou se comporta: o espaço também exerce influência sobre a sociedade, motivo pelo qual dizemos que ele está em constante transformação. Por essa razão, o espaço geográfico se tornou o principal objeto de estudo da Geografia.
A principal característica do espaço geográfico é o seu dinamismo. As ações humanas não cessam, e elas se produzem e se reproduzem a todo momento sobre o espaço geográfico. Portanto, o espaço não é estático, mas está em constante movimento. Além disso, o espaço é mutável. Os seres humanos alteram-no de acordo com as suas demandas e as suas necessidades.
Os sistemas normativos que regem a sociedade, as atividades econômicas de diferentes naturezas, as expressões culturais de povos pertencentes a milhares de etnias, as disputas territoriais, as trocas comerciais e uma infinidade de ciclos e dinâmicas humanas que acontecem no espaço imprimem a sua marca sobre ele. O espaço geográfico também modifica os seres vivos, motivo pelo qual ele não é somente um palco onde a ação humana acontece.
O espaço geográfico é, por natureza, o espaço da ação humana, também chamado espaço humanizado. Assim sendo, não podemos falar em diferentes tipos de espaço geográfico. O que existe é um tipo de espaço que precede a intervenção da sociedade no meio natural, preservando todas as características de uma área que nunca esteve nem perto de ser habitada: o espaço natural. Hoje em dia, no entanto, tais espaços são muito raros, e estão restritos àquelas áreas inóspitas e muito isoladas do planeta Terra.
Os elementos que formam o espaço geográfico são os seguintes:
a sociedade, principal agente responsável pela metamorfose do espaço natural;
as estruturas físicas que são o resultado direto da ação antrópica;
todo o sistema normativo e todas as ações que representam as relações humanas e a sua relação com o meio que o circunda;
a base natural que foi, está sendo ou ainda vai ser modificada pelo ser humano.
Assim como o espaço geográfico, a paisagem é, também, uma categoria de análise da Geografia. Eles estão diretamente relacionados, mas apresentam um aspecto fundamental que os diferencia: o dinamismo. Enquanto o espaço geográfico representa a ação transformadora do ser humano em tempo real, sendo ele dinâmico, a paisagem é estática. Uma paisagem captura uma fração de segundo das ações que acontecem sobre o espaço geográfico.
Paisagem é definida, por isso, como tudo aquilo que os nossos cinco sentidos conseguem captar em um dado momento. Ela é efêmera: uma paisagem que interpretamos ao olharmos pela janela do ônibus às seis horas da manhã no centro da cidade não é a mesma quando podemos senti-la novamente apenas cinco minutos mais tarde. Às 18 horas, teremos uma nova paisagem, completamente distinta das duas precedentes, ainda que estejamos observando a mesma região, a partir de um mesmo ponto.
Acesse também: Paisagem — detalhes sobre essa categoria de análise da Geografia
A globalização é um fenômeno que acelerou o ritmo da intervenção humana no meio, ao mesmo tempo que tornou o espaço geográfico muito mais dinâmico e mais fluído para que os fluxos de naturezas diversas (de pessoas, de mercadorias, de capitais, de informações) acontecessem de maneira cada vez mais eficaz, assegurando a interconexão do espaço mundial em rede.
Segundo Milton Santos, a modificação do espaço geográfico atingiu um estágio tão avançado com a globalização que, hoje, os signos artificiais já são predominantes sobre os elementos da natureza observados. Foi, ainda, com a intensificação da globalização, a partir da segunda metade do século XX, que o chamado meio técnico evoluiu para o que Milton Santos denominou meio técnico-científico-informacional.
Esse é o atual estágio de metamorfose do espaço, sendo ele caracterizado pela conquista de rápidos avanços na ciência e pela modernização tanto dos meios de comunicação quanto dos meios de transporte.
Nesse contexto em que estamos inseridos até os dias de hoje, os elementos do meio natural ficam cada vez menos aparentes, e aumenta-se o descuido com relação à natureza e à exploração dos recursos naturais.
Confira também: Globalização — detalhes sobre o fenômeno da integração dos países e das populações do mundo
Questão 1
(Etec) Você pode até não saber, mas é um ser geográfico. É da natureza humana estabelecer caminhos, definir e demarcar territórios, contemplar ou produzir paisagens, dividir o todo em regiões e relacionar-se com o espaço geográfico. Mas o que é esse tal de espaço geográfico, afinal?
Para o geógrafo brasileiro Milton Santos, o conceito de espaço geográfico é definido como um conjunto indissociável do qual participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais; e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento.
http://tinyurl.com/bp7c7ks3. Acesso em: 16.01.2024. Adaptado.
De acordo com o texto, podemos concluir corretamente que o conceito abordado é
A) consequência de um arranjo de objetos naturais, sem a participação da sociedade, que é vista como um objeto estático.
B) produto de ações de cada indivíduo na natureza, sem relação com os movimentos mais amplos da sociedade.
C) resultado da relação entre o ser humano e o meio no qual ele habita e do qual também faz parte.
D) efeito das modificações no núcleo do planeta Terra, causadas pelos elementos da natureza.
E) fruto do arranjo astronômico do sistema solar, ou seja, o que chamamos de espaço sideral.
Resolução:
Alternativa C.
O conceito abordado, o de espaço geográfico, é o resultado das ações dos seres humanos, e da sociedade como um todo, sobre o meio em que ele habita e do qual é uma parte fundamental.
Questão 2
(Uece) De acordo com o geógrafo brasileiro Milton Santos, as mudanças que correspondem ao período atual da história, iniciado a partir dos anos 1970, apresentam conteúdos sociais, técnicos e políticos que o singularizam frente a períodos anteriores, resultando em um novo meio geográfico. A interdependência entre os lugares, a mais-valia globalizada, a competitividade entre os lugares e a centralidade do consumo e das finanças são algumas de suas características.
Assinale a alternativa correta que designa o meio geográfico do período em consideração.
A) Meio técnico.
B) Meio socioambiental.
C) Meio informacional.
D) Meio técnico-científico-informacional.
Resolução:
Alternativa D.
As transformações mencionadas no enunciado são aquelas causadas pela intensificação do processo de globalização, em que a intervenção crescente dos seres humanos no meio, em conjunto com avanços técnicos e científicos observados, elevaram o espaço geográfico a um novo estágio: o meio técnico-científico-informacional.
Crédito de imagem
[1] Shutterstock
Fontes
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias. GOMES, Paulo César da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, 4ª edição. Coleção Milton Santos 1.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2006, 9ª edição.