Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Pressão atmosférica

Entenda o que é a pressão atmosférica e como esse elemento climático provoca alterações meteorológicas!

Áreas situadas ao nível do mar (baixas altitudes) apresentam uma pressão atmosférica maior Áreas situadas ao nível do mar (baixas altitudes) apresentam uma pressão atmosférica maior

Você sabia que o ar tem peso? É isso mesmo. O ar possui massa, o que faz com que, tecnicamente, ele exerça certa pressão sobre o solo e também sobre as nossas cabeças! Essa força exercida pelo ar sobre as áreas superficiais é chamada de pressão atmosférica, um importante elemento climático.

Um fato bastante curioso é que a pressão atmosférica ocorre com intensidades diferentes em regiões distintas, ou seja, em alguns lugares, ela é mais forte; em outros, ela é mais fraca. Essas diferenças em relação à pressão atmosférica nas diversas áreas da superfície terrestre fazem com que ela interfira no comportamento do clima.

Outro efeito importante da pressão atmosférica é a ocorrência dos ventos. Eles surgem porque o ar desloca-se para áreas de menor pressão, fazendo com que, além dos ventos, exista também o deslocamento das massas de ar, que altera o comportamento do clima nas diferentes partes do planeta.

O que influencia a pressão atmosférica?

Para que a pressão atmosférica de um lugar qualquer fique alta ou baixa, há uma série de fatores. O primeiro deles é a altitude. Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso. Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

Além da altitude, as temperaturas também interferem na pressão atmosférica. Nas localidades mais aquecidas, a pressão atmosférica tende a ser menor, pois as moléculas de ar ficam mais separadas umas das outras. Por outro lado, quando o ambiente resfria-se, a pressão atmosférica diminui, pois as moléculas de ar ficam mais agrupadas.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

A relação entre altitude e clima

Geografia

Altitude

Geografia

Ciclone

Geografia

Elementos do clima

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.