Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

A relação entre altitude e clima

Você sabia que existe uma relação inversa entre altitude e clima? Confira este texto e entenda por que isso acontece!

O topo das montanhas costuma ser mais frio O topo das montanhas costuma ser mais frio

Você já percebeu que no topo das grandes montanhas é comum haver neve? Você já deve ter reparado também que em áreas mais baixas, como o litoral ou outros lugares, é mais comum fazer calor, não é mesmo? Isso acontece porque existe uma relação entre a altitude e o clima.

A sentença é: quanto mais alto, mais frio; quanto mais baixo, mais quente.

Mas por que isso acontece? Quer dizer então que todo lugar com baixas altitudes é quente e todo lugar alto é sempre frio?

Nem sempre é assim, pois existem outros fatores que interferem no clima, como a latitude, as massas de ar, as zonas de iluminação, entre outros. Por exemplo, no polo norte, o clima é sempre o polar porque essa área recebe menos sol e, quando recebe luz solar, é em menor intensidade. Por isso, lá não faz calor e a altitude não muda isso.

Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. Por causa da força da gravidade, as moléculas de ar são puxadas sempre para baixo, por isso as áreas com menos altitude ficam com uma quantidade maior dessas moléculas, enquanto as áreas mais altas ficam com menos.

Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.

Outro fator que faz com que as áreas mais baixas sejam mais quentes é a temperatura da superfície. Quando os raios de sol batem, o chão esquenta. Esse calor do solo dissemina-se pela área ao redor, esquentando as partes mais baixas, enquanto os pontos mais altos ficam mais frios.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Altitude

Geografia

Clima

Geografia

Continentalidade e maritimidade

Geografia

Fatores que influenciam o clima

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.