Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.
Os conceitos geográficos são as categorias de estudo dessa área do pensamento, e formam a base teórica da Geografia. Eles são fundamentais para o entendimento do mundo ao nosso redor, auxiliando-nos a entender como ele se constitui e de que maneira a sociedade e os elementos naturais atuam individualmente e interagem ente si na produção e reprodução do espaço geográfico. Os principais conceitos geográficos são: espaço, paisagem, território, região e lugar.
Leia também: Principais tipos e características dos mapas
Os conceitos geográficos são as ideias principais em torno das quais o pensamento geográfico foi construído. Também conhecidos como categorias da Geografia, esses conceitos são fundamentais para o estudo aprofundado do mundo em que vivemos, permitindo-nos conhecer em detalhes os seus aspectos físicos e compreender e interpretar todos fenômenos que se realizam na superfície terrestre, independentemente da sua natureza: física ou humana, isto é, referente ao meio ambiente ou à sociedade.
Em suma, os conceitos geográficos são a base de estudo da Geografia e da compreensão dos elementos do meio natural, dos fenômenos humanos e da forma como a sociedade e a natureza interagem entre si.
Esse é o principal conceito da Geografia. O espaço geográfico pode ser definido como toda e qualquer área do planeta Terra que foi modificada pela ação dos seres humanos. É no espaço geográfico que as populações se desenvolvem e realizam as suas atividades cotidianas, ao mesmo tempo que a sociedade se reproduz e multiplica aquele espaço por meio de diferentes objetos e ações.
Da mesma maneira que o ser humano modifica o espaço, o espaço também modifica o ser humano. As principais características desse espaço são, portanto, o dinamismo e a ação, estando ele em constante movimento.
Dado o atual estágio de evolução das sociedades e o progresso tecnológico que foi alcançado em diversas áreas, sobretudo a do transporte e a da comunicação, é difícil encontrarmos um espaço natural intocado pelos seres humanos. Em maior ou menor grau, todo o nosso planeta já sofreu com a intervenção antrópica. Por essa razão, considera-se o espaço geográfico como o principal objeto de estudo da Geografia. Para saber mais sobre o espaço geográfico, clique aqui.
Entende-se por paisagem todos os elementos do espaço que conseguimos captar com os nossos cinco sentidos (visão, tato, olfato, audição e paladar) em determinado momento. A paisagem é um quadro estático, um frame. Uma paisagem observada em um mesmo local pode se alterar em questões de segundo: pensemos no centro de uma grande cidade. Se o observarmos agora, teremos uma paisagem. Um segundo depois, os carros ou as pessoas mudaram de posição ou se deslocaram da sua posição inicial. Forma-se, assim, uma paisagem diferente.
As paisagens podem ser de três tipos:
Para saber mais sobre o conceito de paisagem, clique aqui.
O território é um conceito geográfico que tem como principal aspecto a sua dimensão política. Trata-se de uma área delimitada por fronteiras no interior das quais o poder e a governança são exercidos por um Estado ou por um grupo dominante. Nele habita determinada população que compartilha aspectos em comum, sobretudo o seu modo de vida. Um território pode sofrer alterações no decorrer do tempo, tanto no que diz respeito às suas fronteiras quanto no que diz respeito à sua soberania.
As fronteiras de um território são definidas legalmente. Em alguns casos, existem barreiras naturais que fazem as vezes de fronteira. Existem, ainda, casos como o dos Estados Unidos, por exemplo, que, por disputas políticas regionais, construíram uma barreira física para delimitar a sua fronteira com um dos países vizinhos, o México.
Região é um conceito da Geografia e que denota uma área contínua delimitada com base na identificação de aspectos em comum. Esses aspectos são variáveis no tempo e no espaço e dependem do propósito e do tipo de regionalização. As regiões podem ser definidas de acordo com os elementos do meio natural em comum (clima, vegetação, solo, rede hidrográfica), as atividades econômicas desenvolvidas, as manifestações culturais da população ou mesmo questões socioeconômicas.
O território brasileiro é dividido em cinco grandes regiões, as quais foram definidas com base em aspectos socioeconômicos e físicos. São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
O lugar é, talvez, o conceito com o maior grau de pessoalidade dentro da ciência geográfica. Entende-se por lugar a área em que um indivíduo vive e todos os elementos que são reconhecidos por essa pessoa como sendo parte do seu espaço de vivência diária no presente ou no passado. A identificação de um lugar é menos objetiva e engessada, e depende da percepção individual e da memória. A casa em que nascemos, a rua em que crescemos, o bairro em que moramos, a escola onde estudamos, o escritório em que trabalhamos: todos esses são lugares.
Questão 1
(UEMG) Referente à relação entre espaço geográfico e paisagem, assinale a alternativa correta.
a) A paisagem é conhecida por sua alta complexidade e diferentes níveis de hierarquização, além de ser um elemento fundamental de configuração do espaço geográfico, interligando-o ao sistema mundial em tempos de globalização.
b) Conceituada como determinada área da superfície terrestre que apresenta características próprias que a diferenciam das demais, a paisagem, se diferenciada a partir de critérios políticos, sociais, econômicos e culturais, torna-se espaço geográfico.
c) A paisagem contempla elementos culturais, construídos pelo trabalho humano, e naturais, resultantes da ação dos processos da natureza. Já o espaço geográfico materializa todos esses elementos mais as relações humanas que se desenvolvem na vida em sociedade.
d) Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como paisagem. Essa paisagem é compreendida como uma fração ou um recorte do espaço geográfico.
Resolução: Alternativa C. O espaço geográfico contém todos os elementos, naturais e culturais. Eles não se separam, e o espaço é dinâmico. As paisagens dependem do que os nossos sentidos percebem e captam no momento, e podem ser formadas por elementos culturais ou naturais.
Questão 2
(Uece) Considerando-se a ação estatal, as políticas de planejamento territorial e a projeção geográfica do poder político no espaço nacional, é correto afirmar que o conceito geográfico que evoca a dimensão dessa ação e dessas políticas é o de:
a) região.
b) rede.
c) território.
d) espaço.
Resolução: Alternativa C. O Estado age dentro dos limites de uma área sobre a qual ele exerce o seu poder. Portanto, as ações desse agente acontecem dentro de um território.
Fontes
CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 2. ed.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. 4. ed. 2. reimpr. (Coleção Milton Santos; 1)