Conheça a Mata dos Cocais, a sua importância econômica e a composição de sua fauna e flora.
A Mata dos cocais é uma vegetação presente no território brasileiro considerada como uma faixa de transição, ou seja, uma área de encontro entre dois grandes domínios vegetais. No caso, ela encontra-se na zona de transição entre a Caatinga, localizada no Nordeste, e a Amazônia, da região Norte. A Mata dos Cocais distribui-se pelos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Tocantins.
É interessante observar que a Mata dos Cocais representa também a transição entre o ambiente semiárido da sub-região do Agreste nordestino e a região Norte, que possui clima úmido, ou seja, ela está entre dois ambientes totalmente diferentes! Por esse motivo, ela nomeia outra sub-região do Nordeste, que nós chamamos de meio norte.
A fauna e a flora da Mata dos Cocais são bastante diversificadas, embora a floresta apresente uma aparência homogênea, isto é, uma paisagem semelhante em suas diferentes partes. As principais espécies de plantas são o babaçu, que é o mais abundante na região, a carnaúba, o buriti e muitas outras. Já entre as espécies de animais, há espécies comuns ao Cerrado, à Floresta Amazônia e à Caatinga, mas também existem algumas exclusivas da região. Em geral, podemos citar os seguintes animais: lobo-guará, onça-parda, jaguatirica, urutau, cachorro-do-mato, veado-catingueiro e muitos outros.
A jaguatirica pode ser encontrada na Mata dos Cocais, mas corre risco de extinção
A população da região sobrevive a partir da extração do babaçu e também da exploração da carnaúba. O babaçu está presente nas áreas mais úmidas e é muito aproveitado para a extração do óleo extraído de suas amêndoas, uma matéria-prima utilizada para a produção de óleos, sabão e produtos químicos em geral. Já a carnaúba é aproveitada para a extração de uma cera presente em suas folhas que é também utilizada para a fabricação de diversos produtos. Ao todo, essas atividades extrativistas empregam uma grande quantidade de pessoas na região.
Área urbana com a presença de carnaúbas em sua paisagem
A atividade da pecuária também vem crescendo na região da Mata dos Cocais. No entanto, a sua expansão desordenada, sobretudo para a pecuária extensiva, vem ameaçando esse importante domínio natural, que precisa ser conservado não somente pela sua importância ambiental, mas também pela sua relevância econômica.
Por Me. Rodolfo Alves Pena