Infraestrutura é um conjunto de elementos técnicos em um território que fornece serviços básicos para a população e condições para o desenvolvimento econômico de uma área.
Infraestrutura é o conjunto de elementos técnicos implementados em determinada localidade para a oferta e realização de serviços essenciais para a população e para os agentes econômicos. Entre esses serviços, estão os transportes, a comunicação, a geração e distribuição de eletricidade e o saneamento básico. Por conta disso, a infraestrutura é indispensável para a manutenção de uma boa qualidade de vida para a população e, ainda, para o desenvolvimento econômico do território, assegurando o funcionamento das cadeias produtivas e auxiliando na atração de novos investimentos.
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Infraestrutura é o conjunto de elementos técnicos instalados em um território para a oferta e realização de serviços básicos para a população e os agentes econômicos.
Fazem parte dela os serviços de transporte, comunicação, energia elétrica e saneamento básico.
É classificada em social e econômica, a depender da sua finalidade e uso.
No Brasil, é baseada no transporte rodoviário e na geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. Gargalos quanto ao acesso da população a esses serviços e ao saneamento básico, principalmente ao tratamento de esgoto, são encontrados no país.
No mundo, os países que apresentam redes de infraestrutura densas são aqueles com nível de desenvolvimento elevado, com destaque para Cingapura, Suíça e Canadá.
A infraestrutura é importante para a garantia de qualidade de vida para a população e para o pleno desenvolvimento econômico de um território.
Melhorias nela podem ser implementadas por meio de estudos de caso, ampliação das redes de oferta e manutenção regular do aparato existente.
Infraestrutura é todo o aparato físico instalado sobre determinada localidade para a realização de serviços fundamentais do cotidiano da população e para o desenvolvimento das atividades econômicas. Quando falamos em infraestrutura, estamos, também, nos referindo a todos os serviços atrelados a esse conjunto de elementos técnicos e que são realizados por meio deles ou com o seu suporte.
A infraestrutura instalada em um espaço garante a efetivação de serviços básicos importantes para a população que vive naquele local e para os agentes econômicos que nele desenvolvem suas atividades. Os principais serviços que fazem parte da infraestrutura estão:
transporte (ou logística);
comunicações;
distribuição de energia elétrica.
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A infraestrutura é classificada de acordo com a finalidade de uso e com o segmento da sociedade ou público-alvo, a que ela se destina em duas categorias, que conheceremos a seguir.
Infraestrutura social: conjunto de equipamentos técnicos que servem para fornecer serviços básicos para a população em suas residências e nos edifícios habitacionais. Compreende o saneamento básico, que inclui:
coleta de lixo e tratamento de esgoto;
transporte urbano;
fornecimento de eletricidade;
Infraestrutura econômica: conjunto de equipamentos técnicos que fornecem serviços essenciais para os agentes econômicos (indústrias, produtores rurais, empresas, usinas), sendo, portanto, indispensáveis para o desenvolvimento econômico de um território. Compreende:
malhas de transporte;
terminais;
telecomunicações;
redes de fornecimento de eletricidade.
O Brasil é um país de dimensões continentais que enfrenta muitos problemas relacionados à sua infraestrutura, especialmente quando se trata das redes de transporte para os deslocamentos de passageiros e de mercadorias. Dada a sua extensão, o modal ferroviário seria o que melhor atenderia às demandas por transporte de média e longa distância no país.
Entretanto, a malha ferroviária brasileira conta com apenas 31 mil quilômetros de linhas férreas, metade apenas da malha rodoviária federal brasileira, que chegou a 75,8 mil quilômetros em 2023. Soma-se a esse montante as rodovias estaduais, de responsabilidade das unidades de federação.
Nota-se, ainda, o baixo uso do transporte hidroviário no país, embora haja muitos rios próprios para a navegação. As hidrovias em uso, principalmente na região Sudeste e na região Norte, realizam o transporte de cargas, como de commodities agrícolas e minerais. O transporte de passageiros pela via hidroviária é menos utilizado, sendo mais comum em áreas de difícil acesso por vias terrestres.
Pode-se dizer, portanto, que, além dos problemas atrelados à qualidade e à extensão da rede de transportes brasileira, o país ainda falha em utilizar o transporte intermodal, aquele em que mais de um tipo de modal é utilizado no deslocamento entre um local e o outro.
Outro aspecto importante da infraestrutura de um país diz respeito à geração e distribuição de eletricidade. A matriz elétrica brasileira é dominada pelas hidrelétricas, que representam 61,9% da geração de energia elétrica em território nacional. Apesar da ampla abrangência das redes de distribuição no Brasil, ainda existe uma parcela de 0,3% da população sem acesso à eletricidade.
Ainda nos serviços de infraestrutura urbana ou social, o Instituto Trata Brasil reuniu dados mostrando que cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto, o que representa 44,2% da população do país. A água tratada, entretanto, chega a um número maior de pessoas, correspondendo a uma parcela de 84,2% da população.
No mundo os países que apresentam melhor índice de desenvolvimento, os países desenvolvidos, dispõem de um aparato técnico de serviços mais amplo para o atendimento dos agentes econômicos e da sua população. Ao contrário, nos países subdesenvolvidos, observa-se uma rede de infraestrutura deficitária, repleta de gargalos em setores básicos, como saneamento básico e transporte, que acabam por sobrecarregar as vias e os serviços já existentes. Isso acarreta problemas de ordem econômica, política e sanitária.
A seguir, confira quais são os 20 países ou territórios com a melhor infraestrutura do mundo, de acordo com dados de 2023 do Banco Mundial.
País ou território |
Localização |
Classificação econômica |
Cingapura |
Ásia |
Desenvolvido |
Suíça |
Europa |
Desenvolvido |
Canadá |
América do Norte |
Desenvolvido |
Alemanha |
Europa |
Desenvolvido |
Finlândia |
Europa |
Desenvolvido |
Japão |
Ásia |
Desenvolvido |
Países Baixos |
Europa |
Desenvolvido |
Suécia |
Europa |
Desenvolvido |
Austrália |
Oceania |
Desenvolvido |
Bélgica |
Europa |
Desenvolvido |
Dinamarca |
Europa |
Desenvolvido |
Coreia do Sul |
Ásia |
Emergente (em desenvolvimento) |
Emirados Árabes Unidos |
Oriente Médio (Ásia) |
Emergente (em desenvolvimento) |
China |
Ásia |
Emergente (em desenvolvimento) |
Hong Kong |
Ásia |
Desenvolvido |
Áustria |
Europa |
Desenvolvido |
Noruega |
Europa |
Desenvolvido |
Estados Unidos |
América do Norte |
Desenvolvido |
França |
Europa |
Desenvolvido |
Itália |
Europa |
Desenvolvido |
A infraestrutura tem importância para o desenvolvimento social e econômico de determinado território. É por meio dela que as atividades econômicas de todos os setores produtivos se realizam. É também mediante o uso das redes físicas de transporte e de comunicações que as mercadorias, os serviços e as informações chegam até os consumidores finais: a população.
Ainda em termos econômicos, a presença de uma rede complexa e diversificada de infraestrutura aumenta as chances de uma cidade, estado ou país receber investimentos nacionais e internacionais.
A infraestrutura social, por sua vez, garante qualidade de vida para a população, tanto aquela que habita o campo quanto aquela que habita a cidade. Diante disso, a infraestrutura se torna não somente importante como também indispensável para o bem-estar e para a condução de uma vida digna para a população.
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A infraestrutura é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico de uma área, motivo pelo qual impõe uma série de desafios aos gestores em todo o mundo. Os principais desafios da infraestrutura estão relacionados com a ampliação da rede física e da oferta de serviços, garantindo maior acesso a ela. Outro ponto que também deve ser levado em conta é o da necessidade de manutenção constante.
Por isso, cabe pensar em estratégias para a melhoria da infraestrutura existente e para a garantia de sua implementação em áreas deficitárias. Dentre essas estratégias, estão inclusas:
Realização de levantamentos e estudos de campo para a identificação das localidades com deficiência em infraestrutura e dos problemas causados por esse gargalo.
Elaboração e aplicação de políticas públicas no setor de infraestrutura.
Implementação de um sistema de saneamento básico abrangente, ampliando a área de atendimento dos serviços de coleta de lixo e de esgoto.
Transição para uma matriz energética mais diversificada, visando à introdução de fontes limpas e renováveis de energia.
Ampliação das redes de transporte, dando atenção ao transporte intermodal.
Realização da manutenção regular e periódica das redes de infraestrutura existentes, com reparação de danos e troca de equipamentos com frequência determinada.
Questão 1
(Enem) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. (adaptado)
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
d) aglomeração do espaço urbano metropolitano, impedindo a construção do transporte metroviário.
e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
Resolução: Alternativa E. A urbanização está relacionada com a predominância do transporte rodoviário, impulsionado com a entrada de multinacionais do setor automobilístico no Brasil em meados do século XX.
Questão 2
(Uece) O uso de energia no Brasil começou a apresentar incrementos elevados a partir do término da II Guerra Mundial, impulsionado pelo expressivo crescimento demográfico, por uma urbanização acelerada, pelo processo de industrialização e pela construção de uma infraestrutura de transporte rodoviário de característica energointensiva.
Tolmasquim, M. T.; Guerreiro, A. e Gorini R. Matriz Energética Brasileira, uma prospectiva. Novos estudos. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/nec/n79/03.pdf.
Sobre o consumo e produção de energia no Brasil, é correto afirmar que
a) o consumo de energia residencial no Brasil está atrás do consumo industrial e do setor agropecuário.
b) de maneira geral, as perdas de energia elétrica no Brasil representam menos de 1% na composição do consumo total.
c) a energia eólica gerada no Brasil é de baixo custo em relação às demais e não provoca nenhum tipo de impacto ambiental.
d) a maior parcela da energia consumida destina-se às indústrias, representando pouco mais de 34% do consumo.
Resolução: Alternativa D. No Brasil a indústria é a maior classe consumidora de energia elétrica, seguida pelas residências e pelo comércio.
Créditos da imagem
[1] SERGIO V S RANGEL / Shutterstock
Fontes
EPE. Matriz Energética e Elétrica. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica.
IBGE. Panorama: Brasil. IBGE Cidades, [2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama.
Instituto Trata Brasil. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/.
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Transporte Terrestre. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transporte-terrestre.
MORAIS, Maria da Piedade; COSTA, Marco Aurélio. (Orgs.) Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas - Volume 2. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2010, 912p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6473.
PÊGO, Bolívar; CAMPOS NETO, Carlos Alvares da Silva. (Orgs.) Infraestrutura Econômica no Brasil: diagnósticos e perspectivas para 2025 - Volume 1. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2010, 586p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6472.
PORTAL DA INDÚSTRIA. Infraestrutura - O que é, quais os tipos, seus desafios e prioridades. Portal da Indústria, [2021]. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/infraestrutura/#problemas.
WORLD BANK. International LPI: Global Ranking, 2023. Disponível em: https://lpi.worldbank.org/international/global?sort=asc&order=Infrastructure#datatable.