Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Coleta seletiva

A coleta seletiva é o processo de separação dos elementos contidos no lixo de acordo com o material de que ele é feito: plástico, metal, vidro, papel ou papelão ou orgânicos.

Lixeiras com as principais cores da coleta seletiva. A coleta seletiva é a separação do lixo de acordo com o material de que ele é composto. [1]

A coleta seletiva é a separação do lixo de acordo com o material de que ele é composto. Separa-se, em primeiro lugar, o material orgânico, como restos de comida, do material inorgânico, formado por resíduos sólidos e secos. São esses resíduos que serão separados de acordo com a sua composição. Para facilitar esse processo, cada país estabelece um código de cores que é utilizado em coletores de lixo (lixeiras) instalados em edifícios e em áreas públicas, tornando fácil a sua identificação. No Brasil, veja qual é o significado de algumas das cores da coleta seletiva:

  • azul para papel e para papelão;
  • vermelho para plástico;
  • verde para vidro;
  • amarelo para metal.

Ela pode ser praticada tanto em casa quanto no espaço público. A coleta seletiva é muito importante para que o lixo tenha o destino correto e não polua o meio ambiente, além de garantir a limpeza das cidades e de tornar o processo de reciclagem mais rápido e mais eficaz. 

Leia também: Como ocorre o processo da reciclagem?

Resumo sobre a coleta seletiva

  • Coleta seletiva é o processo de separação dos elementos contidos no lixo de acordo com o material, que pode ser plástico, metal, vidro, papel ou papelão e orgânicos.
  • Os recipientes (lixeiras ou coletores) em que o lixo da coleta seletiva é descartado são identificados por meio de cores que facilitam a separação dos materiais.
  • Cada país cria uma regra que relaciona a cor com o conteúdo. Considerando as principais cores, no Brasil a regra é a seguinte:
    • azul para papel e para papelão;
    • vermelho para plástico;
    • verde para vidro;
    • amarelo para metal.
  • A coleta seletiva serve para que o lixo que produzimos todos os dias tenha a destinação correta, diminuindo seus impactos ambientais.
  • Então, além de ser benéfica para o meio ambiente, a coleta seletiva é importante para a limpeza das cidades e para a garantia de qualidade de vida para a população.
  • Essa prática está diretamente relacionada com a reciclagem, sendo a sua primeira etapa. A coleta seletiva torna o processo de reaproveitamento e de transformação dos materiais mais rápido e mais eficaz.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é o nome dado ao processo de separação dos elementos contidos no lixo de acordo com o material de que ele é feito. Realizar a coleta seletiva nada mais é, então, do que selecionar os resíduos sólidos (como é chamado o lixo) que nós produzimos no nosso dia a dia para que eles possam ter um destino adequado, que é o caso da reciclagem.

Mas, atenção: esse processo é feito com os resíduos sólidos secos e inorgânicos. Então, a coleta seletiva se inicia com a separação entre o que é lixo orgânico, como restos de alimentos, do que é lixo inorgânico, como garrafas plásticas, embalagens, papel e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cores da coleta seletiva

Coletores de lixo com as cores da coleta seletiva.
Na coleta seletiva, cada tipo de lixo é associado a uma cor diferente para facilitar a sua separação. (Créditos: Isa Galvão | Escola Kids)

Ao andar nas ruas, em prédios públicos ou até mesmo nos corredores da sua escola, você certamente já viu lixeiras (ou coletores de lixo) parecidas com as da imagem acima. Independente da quantidade de recipientes, o que podemos afirmar, com certeza, é que cada uma possui uma cor distinta e que carrega um significado específico que nos auxilia a realizar o descarte correto do lixo de acordo com os materiais de que eles são feitos.

Diante disso, conheça, a seguir, o que cada cor da coleta seletiva nos indica:

Cores da coleta seletiva

Cor

Significado

Azul

Papel e papelão

Vermelho

Plástico

Verde

Vidro

Amarelo

Metal

Laranja

Resíduos perigosos

Roxo

Resíduos radioativos

Marrom

Resíduos orgânicos

Branco

Resíduos do setor da saúde

Cinza

Resíduos que não são possíveis de reciclar

Preto

Madeira

Como vimos, as cores funcionam como um código unificado que é de fácil entendimento pela população. No entanto, é importante mencionar que cada país estabelece o seu próprio código de cores. Isso quer dizer que não é em todos os lugares que o plástico é descartado na lixeira vermelha, ou que o papel é descartado na lixeira azul. Na verdade, os significados que descrevemos na tabela acima foram estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para o Brasil no ano de 2001.

As cores da coleta seletiva aparecem nos coletores de lixo que são instalados em espaços de circulação do público, mas elas também podem ser utilizadas por nós para a realização da coleta em casa. A separação do lixo em caixas diferentes, com a identificação colorida por meio de uma faixa adesiva ou, caso seja acessível, de sacolas ou de caixas nas cores corretas, facilita o trabalho das pessoas que recolhem os resíduos sólidos para a reciclagem.

Se não for possível fazer a identificação por cores, não se preocupe: basta separar os materiais em caixas ou sacos distintos, respeitando a categoria de cada um deles. Por exemplo: todos os plásticos serão dispostos em uma mesma sacola, enquanto os papéis e o papelão serão colocados em outra. Caso haja coletores como os da imagem, basta descartar cada material na sua respectiva cor. O lixo separado pode, ainda, ser entregue em postos de coleta seletiva ou em cooperativas de reciclagem.

Acesse também: 15 curiosidades sobre o lixo

Para que serve a coleta seletiva?

A coleta seletiva serve para garantir o destino correto do lixo, que vem principalmente das atividades humanas realizadas na cidade, e para garantir que o tratamento posterior que é feito desse material seja mais rápido e mais eficiente. Assim sendo, a coleta seletiva tem a função de separar os rejeitos (matéria orgânica e lixo sem utilidade) dos resíduos sólidos que foram descartados, mas que ainda podem ter algum tipo de utilidade através do reaproveitamento e da reciclagem.

Ela também auxilia a manter o espaço urbano limpo e organizado, principalmente aquelas áreas públicas compartilhadas que apresentam um intenso fluxo de pessoas. Com isso, a coleta seletiva contribui para a manutenção de ambientes agradáveis e que podem ser utilizados pela população sem preocupações acerca da sujeira ou de vetores de doenças que são atraídos pelo lixo, como insetos e ratos.

Importância da coleta seletiva

Separar o lixo corretamente é importante para manter o ambiente limpo e garantir o bem-estar de todos.

A importância da coleta seletiva está no fato de que ela é benéfica para o meio ambiente, para o espaço urbano, para a economia local e para a população. Vamos entender cada um desses pontos:

  • É importante para o meio ambiente porque, por meio dela, o lixo que produzimos todos os dias tem um destino correto. Os impactos para os recursos naturais, principalmente o solo e a água, são menores em áreas onde a coleta seletiva é praticada. Lembremos que parte dos resíduos sólidos acaba sendo levada para lixões, que são depósitos a céu aberto, ou, ainda, depositados de maneira incorreta em terrenos ou em cursos d’água. Com a coleta seletiva, esse problema é reduzido, uma vez que os materiais vão ser reaproveitados.
  • A coleta seletiva ajuda a manter as cidades limpas e organizadas, e, por isso, essa prática é importante para o espaço urbano.
  • As cooperativas de reciclagem são estabelecimentos que geram empregos e que produzem renda a partir da comercialização de matérias-primas que são feitas do que, antes, era considerado lixo e que foi separado por meio da coleta seletiva. Então, a coleta se torna importante para a economia local.
  • Viver em um meio ambiente limpo e equilibrado é um direito garantido pela Constituição Federal. Então, a coleta seletiva é importante para que a população tenha acesso a esse direito, o que amplia o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Coleta seletiva e reciclagem

Cooperativa de reciclagem, um dos aspectos da coleta seletiva.
As cooperativas de reciclagem são o destino dos resíduos separados na coleta seletiva.

A reciclagem e a coleta seletiva caminham juntas. Na verdade, a coleta seletiva pode ser entendida como a primeira etapa da reciclagem, que é a de separar os resíduos sólidos de acordo com o material de que eles são feitos. Ao chegar até as cooperativas de reciclagem, cada um deles recebe o tratamento adequado para que possa ser devidamente transformado e reintroduzido nos circuitos econômicos locais.

A coleta seletiva, portanto, torna a reciclagem mais eficaz e garante a destinação correta de cada tipo de material descartado.

Atividades sobre coleta seletiva

Questão 1

Para a realização da coleta seletiva, é importante, em primeiro lugar, fazer a separação entre o _______________ e os ________________. Com isso, temos a certeza de que somente materiais recicláveis e com potencial para serem reutilizados serão destinados às cooperativas e que o restante dos descartes também terão um destino ambientalmente adequado.

Leia atentamente as alternativas a seguir e assinale aquela que preenche corretamente as lacunas:

A) lixo orgânico / resíduos sólidos e inorgânicos

B) lixo hospitalar / produtos eletrônicos

C) lixo úmido / resíduos orgânicos

D) lixo orgânico / plásticos e metais

E) material sólido e o material inorgânico / resíduos perigosos

Resolução:

Alternativa A.

O lixo orgânico, que é mais úmido e se decompõe rapidamente, é separado dos resíduos sólidos e inorgânicos como a primeira etapa da coleta seletiva.

Questão 2

Na coleta seletiva, o código de cores é de extrema importância para que cada tipo de material seja descartado de maneira correta. Considerando que cada país determina, por meio da sua legislação, o significado das cores da coleta seletiva, no Brasil a cor vermelha é referente ao:

A) metal.

B) vidro.

C) papel e papelão.

D) plástico.

E) lixo perigoso.

Resolução:

Alternativa D.

Na coleta seletiva, a cor vermelha indica o coletor destinado ao descarte de plásticos, como garrafas, embalagens e sacolas.

Crédito de imagem

[1] Luiz Maffei / Shutterstock

Fontes

BRK. 6 dicas para fazer sua coleta seletiva de forma correta. Saneamento em Pauta, [2021]. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/coleta-seletiva/.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução CONAMA nº 275, de 25 de abril 2001. Disponível em: https://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=291.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Coleta Seletiva. MMA, [s.d.]. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html.

REDAÇÃO. Como fazer coleta seletiva em casa. Ecycle, [s.d.]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/como-fazer-coleta-seletiva-em-casa/.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Ciências

10 maneiras de preservar o meio ambiente

Ciências

15 curiosidades sobre o lixo

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Geografia

Infraestrutura