Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Ilhas de Calor

As causas do fenômeno climático das ilhas de calor no espaço das cidades.

As ilhas de calor provocam o aumento das temperaturas nas cidades As ilhas de calor provocam o aumento das temperaturas nas cidades

As Ilhas de Calor são um fenômeno climático e urbano, ou seja, acontecem na atmosfera das cidades, e consistem no aumento muito intenso das temperaturas nos espaços mais urbanizados. Em alguns casos, alguns pontos das cidades chegam a registrar um aumento de 7ºC ou mais em relação às áreas mais afastadas.

Ao andar pelas ruas cercadas por prédios, carros, asfalto e com poucas árvores, sentimos rapidamente na pele uma sensação de desconforto provocada pelo calor, não é mesmo? Pois é exatamente isso que acontece com as ilhas de calor. Vamos enumerar a seguir os vários fatores que contribuem para esse fenômeno:

1) Ausência de árvores: A vegetação contribui para aumentar a umidade do ar e diminuir as temperaturas dos ambientes, de forma que quando o ser humano as remove para a construção de casas, ruas e prédios, o ambiente fica mais quente.

2) Maior absorção do calor: Nas cidades, as construções de prédios, calçadas, casas e, principalmente, o asfalto absorvem mais calor do que a terra “limpa”, o que contribui para a elevação da temperatura.

3) Menor infiltração dos solos: Com as construções urbanas, praticamente todo o solo é recoberto por concreto e asfalto, dificultando o acúmulo e infiltração da água, diminuindo assim o nível de evaporação que teria a função de controlar um pouco mais a temperatura.

4) Construção de prédios: Uma grande quantidade de prédios em um espaço pequeno faz com que o ar corra com mais dificuldade, formando verdadeiros “paredões” ao longo das ruas, impedindo que aquele vento mais fresco circule normalmente.


Os prédios impedem a circulação do ar e refletem o calor de volta para a rua

5) Poluição: A grande quantidade de poluentes emitidos pelos carros, fábricas, casas e outros é responsável pela retenção da radiação solar, intensificando o efeito estufa e contribuindo ainda mais para o aumento do calor na cidade.


A poluição urbana contribui para deixar as cidades mais quentes

Quando o fenômeno das Ilhas de Calor associa-se com outros problemas urbanos, como a Inversão Térmica, a vida em alguns espaços geográficos torna-se muito difícil, pois as condições de temperatura ficam insustentáveis. Por esse motivo, os governos e os habitantes das cidades precisam agir em conjunto, diminuindo a poluição e o desmatamento nas cidades, além de melhor planejar as ações sociais para deixar o ambiente mais agradável para todos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Clima

Geografia

Condições para a qualidade de vida nas cidades

Geografia

Diferenças entre clima e tempo

Geografia

Efeito estufa

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.