Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Carvão mineral

Você sabia que o carvão mineral foi um dos pilares do desenvolvimento industrial? Clique aqui e saiba mais sobre essa importante fonte de energia!

Máquinas trabalhando na extração de carvão mineral Máquinas trabalhando na extração de carvão mineral

O carvão mineral é um combustível fóssil originado pela decomposição de diversos tipos de matéria orgânica, sendo composto principalmente por restos de áreas florestais que foram soterrados em áreas de bacias sedimentares desde a era Cenozoica.

Acredita-se que no mundo pré-histórico existiam grandes florestas que cresciam em meio a imensos pântanos. Com o passar do tempo e a transformação do relevo, eles foram sendo gradativamente soterrados. A água impediu que a matéria orgânica oxidasse e a diminuição da concentração de oxigênio, provocada pelo soterramento do pântano, contribuiu para o aumento da concentração de carbono, formando, assim, o carvão mineral. Esse combustível é, portanto, muito rico em carbono e, graças ao seu potencial energético e à sua grande disponibilidade, é muito utilizado na geração de energia.

  • Reservas de carvão mineral

O carvão mineral, diferentemente do Petróleo, que está concentrado em pequenas áreas do globo, pode ser encontrado em diversas regiões de bacias sedimentares do planeta, sendo considerado, por essa razão, o combustível fóssil com maior disponibilidade no mundo. Ele possui reservas que totalizam cerca de 847,5 bilhões de toneladas.

Os países que possuem as maiores reservas desse produto no mundo são os Estados Unidos (28, 6%), Rússia (18,5%) e a China (13,5%). O país que mais extrai carvão mineral é a China, que, em razão do seu grande desenvolvimento industrial nas últimas décadas, tornou-se também o principal consumidor desse combustível no mundo.

  • Aplicações do carvão mineral

A potencialidade energética do carvão mineral foi fundamental para o desenvolvimento das primeiras indústrias no mundo. Durante a Primeira Revolução Industrial, o carvão mineral e também o carvão vegetal foram a principal fonte de energia para as indústrias. Em 1888, por exemplo, cerca de 97% de toda a energia mundial era proveniente desse combustível. Com o surgimento da energia elétrica e o refinamento de petróleo para a produção de combustíveis, a utilização do carvão diminuiu drasticamente no século XX, passando a ser considerado uma fonte energética ultrapassada. Porém, em virtude da alta valorização do Petróleo a partir de 1970, a produção e o consumo de carvão mineral aumentaram novamente.

Atualmente, a principal utilidade desse combustível fóssil é a geração de energia elétrica, seguida pela sua utilização industrial como fonte de calor para abastecer as caldeiras, secagem de produtos, na produção de aço, nas indústrias químicas etc. Calcula-se que cerca de 41% de toda energia elétrica do mundo seja proveniente do Carvão Mineral. O ciclo produtivo desse produto ocorre da seguinte maneira:

  • Ciclo produtivo do carvão mineral


Ciclo Produtivo da Energia elétrica gerada a partir do Carvão


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Por Thamires Olimpia Silva

Você pode se interessar também

Geografia

Minerais

Geografia

Petróleo

Geografia

Relevo

Ciências

Rochas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.