Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Separação de misturas

Você sabe como o sal é tirado da água do mar? Saiba lendo este texto que explica como é feita a separação de misturas.

A água do mar e o ar são exemplos de misturas A água do mar e o ar são exemplos de misturas

A grande maioria dos materiais ao nosso redor é formada por misturas. Por exemplo, a água do mar não é formada só por água, mas ela está cheia de sais minerais que as águas das chuvas e os rios retiraram ao passar por rochas, além de micro-organismos, areia e gases dissolvidos nela. O solo é uma mistura de areia, sais minerais e materiais orgânicos (materiais com carbono oriundos de animais e vegetais). O próprio ar que respiramos também é uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Até vapor de água há no ar!

Por isso, é muito raro encontrar na natureza algum material puro. Se quisermos obtê-lo, temos que realizar a separação de misturas.

Existem vários tipos de métodos usados em laboratórios de ciências e em indústrias para separar os materiais que estão misturados. Cada método depende do tipo de material que desejamos obter e do tipo de mistura que se quer separar.

Vamos tomar como exemplo a própria água do mar. Um dos sais que estão misturados com a água é o sal de cozinha, que, na verdade, é chamado de cloreto de sódio, porque ele é formado pela união entre os elementos sódio e cloro (NaCl). Como o sal é separado da água para chegar às nossas casas?

O método usado chama-se evaporação. O texto Estados físicos da água e suas mudanças mostrou que a evaporação é a passagem lenta da água do estado líquido para vapor. Então, é exatamente isso que é feito para separar uma mistura formada por um líquido e um sólido. Ela é deixada em repouso ou é aquecida até que a parte líquida evapore, ou seja, passe para o estado de vapor ou gasoso, enquanto o sólido é obtido.

Por exemplo, imagine uma mistura de sal e água. Se você colocar para aquecer no fogão, com o tempo, a água ferverá e secará, ficando somente o sal na panela.

No caso da obtenção do sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.


Com a evaporação da água do mar nas salinas, o sal de cozinha é obtido

Esse processo de separação de misturas é também chamado de cristalização, porque a água possui outros sais misturados com ela. Mas o sal de cozinha cristaliza-se primeiro, por isso, antes que os outros sais também se cristalizem, ele precisa ser separado.

No entanto, nesses tipos de separações de misturas, a água é perdida. E se quiséssemos usar a água para outra finalidade? Como você faria para obter o sal e a água líquida?

Nesse caso, os cientistas usam outro método de separação de misturas mais elaborado, que é a destilação, em que a água que evapora vai para um equipamento chamado condensador. Novamente, o texto Estados físicos da água e suas mudanças explicou também que a condensação é a passagem do estado gasoso (ou estado de vapor) para o estado líquido. Dentro da garrafa na figura abaixo está acontecendo uma condensação do vapor de água:


Condensação do vapor de água dentro da garrafa

Então, na destilação, quando o vapor de água que foi separado da mistura chega a esse aparelho – o condensador –, o vapor é resfriado e a água volta a ficar líquida. Desse modo, é possível obter o sal de um lado e a água de outro lado.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância dos sais minerais

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Ciclo da água

Ciências

Como determinar a quantidade de álcool na gasolina?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.