Compreenda o que são pirâmides ecológicas e entenda a diferença existente entre as pirâmides ecológicas de número, biomassa e energia.
As pirâmides ecológicas são representações gráficas dos níveis tróficos que são encontrados em um determinado ecossistema. Através dessas pirâmides, torna-se possível analisar como a energia flui nesses ecossistemas e as relações de alimentação nele existentes. Em uma pirâmide a base é formada pelos produtores, seguidos até o ápice dos outros níveis tróficos.
As pirâmides ecológicas podem ser classificadas em três tipos: número, biomassa e energia. Essas pirâmides podem ser ainda diretas (com a base maior que os outros andares) ou invertidas (com a base menor que um ou mais andares da pirâmide). As pirâmides de energia são as únicas que nunca podem ser invertidas.
As pirâmides de números representam a quantidade de indivíduos em cada nível trófico em número proporcional à necessidade da dieta de cada um dos níveis. Essas pirâmides podem ser diretas ou invertidas. Observe as duas pirâmides abaixo.
Observe as duas pirâmides de números acima. A primeira é uma pirâmide direta, enquanto a segunda é invertida
Na primeira pirâmide vemos que uma grande quantidade de gramíneas é necessária para alimentar uma certa quantidade de lagartas, as quais servem de alimento para os pássaros. Já no segundo caso, vemos que apenas duas árvores é suficiente para alimentar a mesma quantidade de lagartas. Percebe-se, portanto, que o único critério aqui analisado é o número necessário de indivíduos para alimentar o próximo nível trófico.
As pirâmides de biomassa indicam o peso seco dos indivíduos em cada nível trófico e não o número desses. Normalmente, a pirâmide de biomassa lembra muito os resultados da pirâmide de número. Assim como a pirâmide de números, a pirâmide de biomassa também pode ser invertida.
A pirâmide de biomassa indica a quantidade de matéria orgânica presente em cada nível
As pirâmides de energia representam a quantidade de energia em cada nível trófico. O fluxo de energia é decrescente na cadeia alimentar, ou seja, na base (produtores) existe mais energia, enquanto no ápice a energia é menor. Podemos concluir, portanto, que todos os organismos do ecossistema dependem diretamente da energia captada pelos produtores.
A pirâmide de energia representa a quantidade de energia em cada nível trófico
Por grande parte da energia ser perdida ao longo dos níveis tróficos, as cadeias alimentares são limitadas. Geralmente uma cadeia apresenta apenas de 4 a 5 níveis tróficos.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada: