Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Monocotiledôneas

Clique aqui e conheça um pouco mais a respeito das monocotiledôneas, um grupo de plantas angiospermas bastante conhecido por todos nós. Neste texto daremos ênfase nas principais características desse grupo de plantas, características essas que permitem diferenciá-las de outras angiospermas.

A orquídea é um exemplo de monocotiledônea. A orquídea é um exemplo de monocotiledônea.

 As monocotiledôneas são um subgrupo de plantas que pertence ao agrupamento das angiospermas. Apesar de possuírem menos representantes que as eudicotiledôneas, esse grupo é bastante conhecido por todos nós. Como exemplos de monocotiledôneas, podemos citar as gramas, orquídeas, palmeiras e bananeiras. Estima-se que existam cerca de 70 mil espécies de monocotiledôneas.

Como diferenciar uma monocotiledônea

As monocotiledôneas apresentam algumas características que nos permitem diferenciá-las das eudicotiledôneas, a saber:

• Cotilédones: as monocotiledôneas possuem apenas um cotilédone (a primeira folha que surge no embrião).

• Partes florais: geralmente, as peças florais estão em número de três ou seus múltiplos. Isso significa que as monocotiledôneas podem apresentar flores com três ou seis pétalas, por exemplo.

• Feixes vasculares: estão dispostos no caule de maneira espalhada (arranjo disperso).

• Nervuras das folhas: apresentam-se de maneira paralela.

• Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira: as monocotiledôneas apresentam um sistema radicular formado por raízes que possuem aproximadamente o mesmo diâmetro.

• Grão de pólen: apresenta apenas um poro ou sulco (local por onde os tubos polínicos saem após a germinação). A maioria das monocotiledôneas apresenta pólen monossulcado.

É importante destacar que, apesar de apresentarem geralmente essas características, algumas monocotiledôneas podem fugir à regra.

Exemplos de monocotiledôneas


As palmeiras são plantas do grupo das monocotiledôneas.

Várias espécies de plantas que conhecemos são monocotiledôneas, sendo muito utilizadas na ornamentação e até mesmo na nossa alimentação. Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: antúrios, lírios, orquídeas, palmeiras, gramas, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, cebola, alho, bananeira etc.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Angiospermas

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Ciências

Eudicotiledôneas

Ciências

Flor

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.