Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Protetor solar

Sabemos que a exposição ao Sol é fundamental para nossa produção de vitamina D, entretanto, uma exposição excessiva e em horários inadequados (entre 10h e 16h) pode ser nociva ao nosso corpo.

O protetor solar, também chamado de filtro solar, é um importante aliado para garantir a proteção adequada, e, diferentemente do que muitos pensam, é um produto que deve ser usado diariamente e não somente quando vamos à praia ou ao clube. A seguir, vamos conhecer mais sobre o protetor solar, como ele atua na nossa pele e como deve ser utilizado.

Qual a função do protetor solar?

O protetor solar é um produto que protege nosso corpo contra os danos causados pela exposição aos raios solares. Ele evita, por exemplo, que tenhamos queimaduras na pele quando ficamos muito tempo expostos à radiação solar. Além disso, evita danos causados pelos raios solares em longo prazo, como o fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele devido à exposição solar excessiva), o surgimento de manchas na pele e até mesmo o câncer de pele.

Leia também: Efeitos nocivos do Sol - queimaduras, desidratação, problemas oculares etc.

Como usar o protetor solar?

O protetor solar é uma forma de proteger o corpo contra os raios nocivos do Sol.

Muitas pessoas utilizam os protetores solares de maneira incorreta, o que acarreta danos à pele. Quem nunca conheceu uma pessoa que diz ter utilizado protetor solar, mas, mesmo assim, teve queimaduras? Isso, muitas vezes, está relacionado com o fato de que as pessoas utilizam o protetor, mas esquecem-se, por exemplo, de reaplicá-lo, o que é uma forma inadequada de utilização.

Leia também: Melanina - pigmento que dá cor à pele e garante proteção contra raios ultravioletas

A Sociedade Brasileira de Dermatologia salienta que os protetores solares devem ser aplicados de 15 min a 30 min antes da exposição ao Sol, e eles devem ser reaplicados, a cada duas ou três horas, após longo período na água ou muita transpiração. Entretanto, não basta apenas aplicar o protetor de maneira aleatória, sendo importante entender a quantidade adequada para cada parte do corpo e a necessidade de aplicação uniforme.

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção determina a porção ideal de protetor para cada parte do corpo, sendo essa regra conhecida como “regra da colher de chá”. A quantidade indicada, de acordo com ela, é:

  • Rosto/cabeça/pescoço: 1 colher de chá;

  • Braço/antebraço direito: 1 colher de chá;

  • Braço/antebraço esquerdo: 1 colher de chá;

  • Frente e atrás do torso: 2 colheres de chá;

  • Coxa/perna direita: 2 colheres de chá;

  • Coxa/perna esquerda: 2 colheres de chá.

Outro ponto importante é que os protetores solares devem ser usados mesmo em dias nublados e frios. Isso se deve ao fato de que a radiação ultravioleta do Sol é capaz de atravessar as nuvens, podendo, desse modo, causar danos à nossa pele.

Vale destacar ainda que a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de que o protetor solar apresente fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

Como escolher o protetor solar?

Para escolher o protetor solar mais adequado é necessário avaliar alguns pontos, sendo fundamental conhecer bem o seu tipo de pele. Uma pessoa que se queima facilmente deve optar por protetores solares com FPS maior.

Também é importante observar qual proteção contra os raios UVA o protetor confere. Um protetor solar deve proteger de maneira eficiente contra a radiação UVA e também contra a UVB. A radiação UVA está relacionada com o câncer de pele e fotoenvelhecimento, enquanto a UVB está relacionada, principalmente, com queimaduras.

O protetor solar protege contra raios UVB, responsáveis por queimaduras.

Além disso, outros cuidados devem ser tomados de modo a garantir maior proteção à pele. Pessoas com pele que apresenta tendência à acne, por exemplo, devem estar atentas e optar por produtos livres de óleo. Aqueles que transpiram muito devem evitar os protetores solares em gel, pois eles saem mais facilmente do corpo.

Leia também: Mitos e verdades sobre a acne

Crianças devem usar protetor solar?

As crianças devem sim utilizar protetor solar, entretanto, antes dos seis meses de idade o uso desse produto não é recomendado. O uso de protetor solar para menores de seis meses só deverá ser feito quando prescrito por um médico. Acima dos seis meses de idade, deve-se fazer uso dos protetores solares, sendo recomendados os produtos indicados para crianças.

Vale salientar que as crianças, bem como os adultos, também devem utilizar proteção mecânica, como chapéus e roupas, e ficar em locais sombreados para garantir maior proteção contra os raios solares.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

A Luz

Ciências

A importância do Sol para os seres vivos | Ensino Fundamental 1

Geografia

Clima

Ciências

Climas do Brasil

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.