Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fermentação

Entenda o que é fermentação e como esse processo anaeróbio pode ser aproveitado na produção de pães, vinhos, cerveja e outros importantes produtos.

O pão cresce graças ao processo de fermentação alcoólica, que libera gás carbônico no interior da massa O pão cresce graças ao processo de fermentação alcoólica, que libera gás carbônico no interior da massa

Como todos sabemos, nosso corpo precisa de oxigênio para realizar a respiração celular, processo responsável pela liberação de energia. Como há a necessidade do uso de oxigênio, dizemos que se trata de um processo aeróbio. Existem, no entanto, processos que não utilizam oxigênio para liberar energia e são conhecidos como processos anaeróbios.

O que é a fermentação?

A fermentação é um processo em que ocorre a liberação de energia sem a participação do oxigênio. Nesse processo, ocorre a quebra de nutrientes, como a glicose, em produtos mais simples a fim de que ocorra a liberação de energia. Ela ocorre em algumas bactérias e fungos e acontece com a ajuda de diferentes enzimas.

Fermentação alcoólica e lática

Existem dois tipos básicos de fermentação: a lática e a alcoólica.

  • Fermentação lática é aquela que, no final do processo, é produzido ácido lático;

  • Fermentação alcoólica é aquela em que ocorre a produção de álcool e gás carbônico no final do processo.

Importância econômica da fermentação

O processo de fermentação já é conhecido desde a Antiguidade e utilizado na produção de bebidas alcoólicas e outros produtos. Acredita-se que desde 5.000 a.C. a fermentação seja utilizada na obtenção de vinhos e queijos.

Atualmente, por meio da fermentação, ocorre a fabricação de bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, iogurtes, coalhadas, queijos, pães, conservas e álcool a partir da cana-de-açúcar. Além disso, alguns antibióticos são produzidos por fermentação.

Sem dúvidas, a levedura Saccharomyces cerevisiae, um tipo de fungo, é a mais utilizada. Com essa levedura, é possível fazer pães, cervejas, vinhos e, mais atualmente, tem sido utilizada na fabricação do etanol utilizado como combustível. Na fabricação de pães, essa levedura, também chamada de fermento biológico, transforma o amido da farinha em gás carbônico e álcool. As bolhas de gás carbônico ficam incapazes de sair da massa, acumulando o gás e deixando-a maior e mais fofa. Quando o pão é assado, tanto o gás carbônico quanto o álcool evaporam.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bebidas alcoólicas

Ciências

Do que é feito o iogurte?

Ciências

Fungos

Ciências

Por que a massa de pão cresce?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.