Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bebidas alcoólicas

Descubra os riscos do uso de bebidas alcoólicas e o motivo pelo qual não podemos dirigir embriagados.

Ilustração de um copo de chop segurando um carro que bateu em uma placa de trânsito. Pessoas que dirigem embriagadas frequentemente são vítimas de acidentes.

Com toda certeza você já conheceu uma pessoa que faz uso de cerveja, vinho ou cachaça, por exemplo. Essas bebidas possuem como principal característica a presença de álcool etílico em sua composição.

O álcool é uma droga muito comum nos dias atuais, uma vez que seu consumo é permitido pelas autoridades. Apesar de haver uma proibição sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, constantemente vemos o descumprimento dessa lei.

O álcool atua no nosso cérebro, por isso é classificado como uma droga psicotrópica. Pouco tempo após ser ingerida, essa substância começa a causar euforia, diminuição da vergonha, mudanças de humor e falta de coordenação. Com o aumento da quantidade dessa substância no organismo, a pessoa passa a apresentar visão dupla, confusão mental e diminuição da sensibilidade.

Os sintomas da ingestão de álcool podem culminar em outros problemas graves. Uma pessoa com problemas de coordenação e visão dupla, por exemplo, pode facilmente se envolver em acidentes de trânsito. Variações de humor também podem desencadear brigas desnecessárias que, muitas vezes, acabam em morte.

Diversas pesquisas apontam que, entre as pessoas que fazem consumo do álcool, os homens são os maiores envolvidos em casos de violência e acidentes de trânsito. O consumo por mulheres, no entanto, vem crescendo bastante no nosso país.

Algumas vezes o uso de álcool torna-se tão constante que o indivíduo passa a ter dificuldades de controlar esse consumo. A pessoa passa a não realizar suas obrigações, pois se torna dependente das bebidas, não conseguindo mais ficar sem utilizá-la. São comuns casos de pessoas que perderam seu emprego e colocaram fim nos seus relacionamentos porque não conseguiram controlar o vício.

Os problemas que antes eram passageiros, quando o uso era esporádico, tornam-se frequentes e podem representar riscos ainda maiores. O uso constante de bebidas alcoólicas pode desencadear problemas graves de saúde, tais como cirrose, hipertensão, gastrites, problemas nutricionais e câncer. Para mulheres grávidas, o risco é ainda maior, pois pode ocasionar problemas como malformações no feto.

Imagem de 2 pessoas com bebida.
O número de homens que fazem uso de bebidas alcoólicas é normalmente maior do que o de mulheres

Fique ligado: O álcool também é uma droga e está bastante relacionado com o início de uso de outras substâncias. Lembre-se também de que altas doses do produto podem levar o usuário ao coma e à morte por insuficiência respiratória.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fermentação

Ciências

Fígado

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.