Características do predicado
Ao clicar aqui, verifique as classificações que ele adquire!
Conforme já estudamos, nosso conhecimento nos revela que o predicado representa as informações que temos do sujeito. Dessa forma, se analisarmos a oração abaixo, concluímos que:
Os alunos terminaram a prova.
Sujeito – os alunos
Predicado – terminaram a prova.
Nesse exemplo percebemos que o predicado veio depois do sujeito, mas ele poderá também aparecer antes. Então, lembre-se: isso não é uma regra fixa! O importante é sabermos identificá-lo na oração.
Ao falarmos sobre o predicado, devemos sempre saber que a característica principal desse termo é a presença do verbo, pois sem ele nada existirá. Assim sendo, esse verbo apresenta algumas características próprias e, dependendo da maneira como elas se apresentam, o predicado recebe classificações específicas. Vamos conhecê-las então?
* Predicado verbal – Nele, há a presença de um verbo chamado nocional, isto é, indica uma ação. Como, por exemplo, correr, pular, assistir, querer, estudar, entre muitos outros. Preste atenção neste exemplo:
Eu estudei muito hoje.
Eu – sujeito
Estudei muito hoje – predicado verbal, pois o verbo indica uma ação, expressa pelo verbo “estudar”.
* Predicado nominal – É aquele que se constitui de um verbo não nocional. Esses verbos são assim denominados por indicarem o estado, ou seja, o jeito de ser do sujeito. Facilmente percebido em:
Patrícia está triste.
Sujeito – Patrícia
Predicado – está triste, pois representa o modo como Patrícia se encontra.
Caso disséssemos também assim:
Os garotos permaneceram calados. A classificação seria a mesma, porque o verbo permanecer expressa estado, ou seja, aquele no qual os garotos se encontravam – calados.
Predicado verbo-nominal – Ele é assim denominado pelo fato de representar uma ação + um estado ao mesmo tempo. Por isso, verbo = verbal. Assim, quando nos referirmos a ele, devemos prestar atenção no seguinte detalhe: o verbo que indica estado não é expresso na oração. Sabe de que forma ele se apresenta? “Escondidinho”, mas nós iremos descobri-lo rapidamente. Vamos lá?
Meus primos chegaram cansados.
Meus primos – sujeito
chegaram (e estavam) cansados – predicado verbo-nominal.
Ah!!! Encontramos o que estávamos procurando!
Como pôde perceber, o verbo “estar” não aparece, mas nós sabemos que ele existe.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: