Lei dos senos
Clique e aprenda a relacionar as medidas de ângulos e de lados de triângulos quaisquer por meio da lei dos senos
A lei dos senos é usada para relacionar as medidas de ângulos às medidas de lados de triângulos, não necessariamente daqueles que possuem um ângulo reto. Em outras palavras, elas relacionam ângulos e lados de qualquer triângulo.
As relações trigonométricas básicas – seno, cosseno e tangente – também relacionam medidas de lados a medidas de ângulos de triângulos, entretanto, elas funcionam apenas para triângulos retângulos.
Para usar a lei dos senos, os mesmos valores de seno, cosseno e tangente de ângulos serão usados nos cálculos. Portanto, é de suma importância ter conhecimentos básicos em Trigonometria para conseguir usar esse teorema.
Em vista disso, é bom relembrar também as definições das razões trigonométricas e obter algumas dicas básicas a respeito do seu uso para prosseguir no estudo da lei dos senos.
Razões trigonométricas
As razões trigonométricas são o modo encontrado para relacionar medidas de lados e ângulos. Tendo em mente que a hipotenusa de um triângulo retângulo é o lado que se opõe ao ângulo reto e que os outros dois lados são catetos, podemos fixar um dos outros dois ângulos para ter uma base para os cálculos. Digamos que o ângulo fixado seja α. O cateto que não toca o ângulo α é chamado de cateto oposto a α, e o cateto que o toca é chamado de cateto adjacente ao ângulo α.
Assim, as razões trigonométricas serão:
Sen α = Cateto oposto a α
hipotenusa
Cos α = Cateto adjacente a α
hipotenusa
Tg α = Cateto oposto a α
Cateto adjacente a α
É importante salientar que os resultados encontrados nessas razões variam apenas com a variação do ângulo α. Dessa forma, independentemente do comprimento dos catetos ou da hipotenusa, sen30°, por exemplo, sempre será igual a 1/2.
Uma tabela completa com os valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos pode ser encontrada clicando aqui.
Lei dos senos
Considere um triângulo qualquer ABC, inscrito em uma circunferência de raio R, conforme a imagem a seguir:
Nessa hipótese, a lei dos senos será a seguinte proporção:
a = b = c = 2R
senβ senα senγ
Note que a medida de um lado deve ser o numerador de uma fração cujo denominador é o seno do ângulo oposto a esse lado. Essa informação é importante para o uso desse teorema (lei dos senos), uma vez que nos ajuda a localizar lados e ângulos nos cálculos.
Exemplo
Calcule o valor de x do triângulo a seguir:
Solução:
Observe que x está oposto ao ângulo que não possui medida. Sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180° e que esse triângulo já possui 45 + 75 = 120°, então, o ângulo oposto a x mede 60°. Perceba também que o ângulo oposto a 10 mede 45°. Portanto:
x = 10
sen60° sen45°
Usando a propriedade fundamental das proporções, teremos:
x·sen45° = 10·sen60°
x·√2 = 10·√3
2 2
x√2 = 10√3
x = 10√3
√2
Racionalizando o segundo membro, teremos:
x = 10√3√2
2
x = 10√6
2
Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto: