História

Influência da cultura africana na cultura brasileira

A cultura brasileira é marcada por sua grande diversidade, sendo formada por diversas influências. Uma dessas influências é a africana, que está presente em diversas áreas.

A música e a dança são áreas da cultura brasileira em que a influência africana é facilmente identificada.

A cultura brasileira é marcada pela influência da cultura africana, que foi trazida ao Brasil por meio do tráfico negreiro, o comércio que trouxe forçadamente africanos escravizados ao Brasil durante mais de 300 anos.

Aqui, a cultura africana influenciou a cultura brasileira de diferentes formas, estando presente na culinária, na música, na dança, na religião e até mesmo em nosso idioma, o português. Entre manifestações muito populares de elementos influenciados pela cultura africana, destacam-se o samba e as religiões de matriz africana.

Leia também: Afinal, o que é cultura?

Resumo sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira

  • A cultura brasileira é marcada por sua diversidade cultural, sendo fortemente influenciada pelas culturas africana, indígena e europeia.

  • A cultura africana foi trazida para o Brasil por meio da escravidão, em que milhões de africanos foram forçadamente trazidos ao Brasil como escravos por mais de 300 anos.

  • Na culinária, a influência africana se deu por meio de pratos como o acarajé, cuscuz e outros.

  • Na música e dança, estão presentes o maracatu, samba, etc.

  • No folclore, a cultura africana influenciou diversos mitos populares.

  • Nas festas, a influência africana está no Carnaval, no Dia de Iemanjá etc.

  • Na religião, a umbanda e o candomblé são exemplos da influência cultural africana.

  • Na língua, a cultura africana influenciou o vocabulário, gramática e pronúncia do português brasileiro.

Quais são as principais influências da cultura africana na cultura brasileira?

A cultura brasileira é marcada pela sua grande diversidade em todos os seus aspectos e manifestações. Essa diversidade cultural é fruto da formação de nosso país, fortemente influenciada pela cultura indígena, os povos originários; pela cultura europeia, trazida pelos colonizadores e por imigrantes; e pela cultura africana, trazida por diferentes povos africanos que vieram para cá por meio da escravização de seres humanos.

  • Influência da cultura africana na culinária brasileira

Quando o assunto é culinária, muitos falam que a feijoada foi uma das grandes contribuições da cultura africana, pois teria sido um prato criado pelos africanos escravizados aqui no Brasil. Entretanto, os historiadores apontam que a feijoada brasileira é uma adaptação que se desenvolveu aqui de um ensopado português.

Alguns pratos comuns em nosso país que foram influenciados pela cultura africana foram:

  • acarajé;

  • vatapá;

  • mungunzá;

  • cuscuz;

  • cocada, etc.

Por meio dos hábitos culinários dos africanos, também passaram a ser consumidos aqui no Brasil o azeite de dendê, o leite de coco, o quiabo, entre outros.

  • Influência da cultura africana na música brasileira

No caso da música, um dos maiores estilos musicais de nosso país — o samba —, em todas as suas variações, possui uma forte influência da cultura africana, uma vez que nasceu em locais frequentados por descendentes de escravos. Além disso, muitos dos instrumentos utilizados nesse estilo musical possuem influência cultural africana.

Outros estilos fortemente influenciados pela cultura africana são o axé, o maracatu, o jongo, o ijexá, o maxixe, entre outros. No caso dos instrumentos, aqueles que possuem origem cultural africana e são usados no Brasil com bastante frequência são o atabaque, afoxé, agogô, berimbau e outros instrumentos de percussão, principalmente.

  • Influência da cultura africana na dança brasileira

Nas danças, as influências são muito próximas àquelas presentes na música. Sendo assim, podemos citar os já mencionados casos do samba e suas variações, o maracatu, o jongo, entre outros.

Muitos historiadores também mencionam a capoeira como uma dança que surgiu a partir da cultura africana no Brasil, embora ela não seja vista apenas como dança, mas também como esporte, luta, possuindo uma grande relação com a música e com a filosofia também.

  • Influência da cultura africana no folclore brasileiro

O folclore é o conjunto das manifestações da cultura popular de um determinado local. No caso brasileiro, já vimos que a influência africana em nosso folclore se estendeu para diversas áreas, como culinária, danças e músicas, não parando por aí e se estendendo para as festas populares, arte, entre outros.

Outra importante associação da cultura africana com o folclore brasileiro está relacionada com os nossos mitos. Isso porque muitos dos mitos tradicionais do folclore brasileiro possuem influência ou alguma relação com a cultura africana. Dois exemplos são as lendas da caipora e do curupira, dois seres que recebiam oferendas de fumo dos indígenas. O fumo é algo muito marcante da religiosidade e cultura de origem africana. Fala-se ainda na influência africana em mitos como o do saci, do boitatá e, até mesmo, da Iara.

  • Influência da cultura africana nas festas populares brasileiras

A cultura africana também está presente nas festas populares que são marcantes na cultura dos brasileiros. O Carnaval, por exemplo, embora seja uma festa de origem cristã, aqui no Brasil passou por inúmeras influências da cultura africana. Nos desfiles das escolas de samba, são comuns as homenagens à cultura e religiosidade afro-brasileira.

Outras importantes festas presentes em nossa cultura e que possuem origem e influência na cultura africana são a Festa de Iemanjá, o Bumba Meu Boi, a Festa do Preto Velho, a Lavagem do Bonfim, a Folia de Reis, entre outras.

  • Influência da cultura africana nas religiões brasileiras

No caso da religião, a influência africana é presenciada nas religiões de matriz africana. O traço mais perceptível da cultura africana na religiosidade brasileira é o sincretismo, pois as crenças africanas se misturaram com crenças tradicionais do catolicismo vigente no país. As duas mais populares no país são o candomblé e a umbanda.

O candomblé é entendido pelos historiadores como uma religião que conseguiu preservar de maneira mais efetiva suas origens e características oriundas da África. O candomblé é de origem iorubá e banto, possuindo uma divindade principal (Olorum) e os orixás, entendidos como forças e manifestações da natureza.

A umbanda, por sua vez, é considerada uma religião de origem brasileira, mesclando elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo. Também acreditam em Olorum, embora o número de orixás na umbanda seja menor em relação ao candomblé. A umbanda ainda acredita em entidades, como caboclos, pretos velhos, exus, pombajiras, entre outros.

  • Influência da cultura africana na língua brasileira

Ao longo dos mais de 300 anos de escravidão no Brasil, milhares de africanos foram trazidos para cá como escravizados, sendo oriundos de diversos povos do continente africano. A variedade cultural também afetou a forma como a língua portuguesa se desenvolveu no Brasil, influenciando o vocabulário, gramática e pronúncia do português brasileiro.

Algumas palavras presentes em nosso vocabulário que foram uma influência de línguas de origem africana são: dengo, dendê, marimbondo, banguela, moqueca, berimbau, moranga, zangado, cafofo, entre outros. Os idiomas de origem africana que mais influenciaram o português brasileiro foram o quimbundo, o umbundo e o quicongo.

  • Influência da cultura africana na arte brasileira

Já na arte, os destaques podem ser realizados para as pinturas que procuram retratar os orixás, presentes nas religiões de matriz africana, bem como no artesanato que é praticado em determinados locais do Brasil.

Leia também: O que pode ser considerado um patrimônio cultural?

Origem da cultura afro-brasileira

A cultura brasileira tem a sua origem traçada no período da colonização. Isso porque, durante a colonização realizada pelos portugueses, foi estabelecido o tráfico negreiro, comércio de seres humanos que sequestrava pessoas em diferentes partes da África para vendê-las como escravos na América.

No caso brasileiro, o tráfico negreiro foi muito forte, sendo o Brasil o país no continente americano que mais recebeu africanos escravizados. As estimativas mais atuais e aceitas na historiografia apontam que o Brasil recebeu quase cinco milhões de africanos oriundos do tráfico negreiro. Essa migração forçada fez com que a cultura africana fosse trazida ao Brasil, misturando-se com a cultura indígena e europeia, sobretudo portuguesa.

Os povos africanos que foram trazidos para o Brasil em maior quantidade foram os bantos, nagôs e hauçás, e é dessas culturas que se estabeleceu grande parte da influência cultural africana no Brasil. A cultura brasileira, portanto, estabeleceu-se por intermédio da mistura cultural de africanos, indígenas e europeus.

Créditos da imagem:

[1] Cris Fraga / Shutterstock

Fontes

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

FERNANDES, Fernanda. A influência de línguas africanas no português falado no Brasil. Disponível em: https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/reportagens/15356-a-influ%C3%AAncia-de-l%C3%ADnguas-africanas-no-portugu%C3%AAs-falado-no-brasil

SOUZA, Izabel Cristina de e GUASTI, Maria Cristina Figueiredo Aguiar. Cultura africana e sua influência na cultura brasileira. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/12906/510.pdf?sequence=1&isAllowed=y

CÂMARA DOS DEPUTADOS. A história da capoeira no Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/experiencias-presenciais/parlamentojovem/noticias_para_voce/a-historia-da-capoeira-no-brasil

SANTOS, Wilmihara Benevides S. Alves dos. A presença africana nas palavras que falamos em português. Disponível em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/presenca-africana-nas-palavras-que-falamos-em-portugues-um-artigo-de-wilmihara-benevides-s-alves-dos-santos/

Por Daniel Neves Silva

Versão completa