Climas do Brasil
Os climas do Brasil são predominantemente quentes, e possuem pelo menos uma estação chuvosa. Identifica-se um total de seis climas no território brasileiro.
Os climas do Brasil são os diferentes padrões climáticos e atmosféricos que podem ser identificados ao longo do território brasileiro. Eles apresentam algumas características em comum, como as temperaturas elevadas e a presença de, pelo menos, uma estação chuvosa, ainda que seja curta. Todos os climas do Brasil são influenciados pela latitude, pela maritimidade ou continentalidade, e principalmente pela atuação das massas de ar.
Existem seis diferentes climas no Brasil:
-
equatorial;
-
tropical;
-
semiárido;
-
tropical de altitude;
-
tropical atlântico;
-
subtropical.
Leia também: Diferença entre o conceito de tempo e clima
Resumo sobre os climas do Brasil
-
O Brasil tem seis tipos de clima, formados pela influência de fatores como a latitude, a maritimidade, o relevo e a atuação das massas de ar.
-
O clima equatorial é predominante na região Norte, e tem como principal característica a elevada umidade do ar.
-
O clima tropical é o de maior abrangência territorial. Chamado também de tropical típico, tem uma estação quente e chuvosa e uma estação amena e seca.
-
O clima semiárido ocorre em algumas cidades do Nordeste. Trata-se de um clima seco e quente, com longos períodos sem chuva.
-
O clima tropical de altitude ocorre nos terrenos de maior altitude do Sudeste, e apresenta temperaturas amenas e maior teor de chuvas do que o tropical típico.
-
O clima tropical atlântico está presente no litoral leste brasileiro, sendo caracterizado por verões quentes e secos e invernos chuvosos, além de menor amplitude térmica anual.
-
O clima subtropical é identificado nas áreas mais ao Sul do país. Suas principais características são a distinção entre as quatro estações do ano, verões quentes e invernos frios ou muito frios. Pode ocorrer precipitação na forma de neve.
Videoaula sobre os climas do Brasil
Quais são os tipos de clima do Brasil?
A posição geográfica e a ampla extensão do território brasileiro, que tem uma parcela situada pouco acima da Linha do Equador (0º de latitude) e se estende até o sul do Trópico de Capricórnio (23º27’ de latitude Sul), junto da interação de outros fatores climáticos, resultam na existência de diferentes ocorrências climáticas sobre o Brasil.
São seis os tipos de clima identificados no país:
-
clima equatorial;
-
clima tropical;
-
clima semiárido;
-
clima tropical atlântico;
-
clima tropical de altitude;
-
clima subtropical.
Mapa dos climas do Brasil
Principais características dos climas do Brasil
-
Clima equatorial
O clima equatorial está presente de maneira predominante na região Norte do Brasil, compreendendo também estados das regiões Nordeste e Centro-Oeste. Dispõe de clima total ou parcialmente equatorial os seguintes estados:
- Amazonas;
-
Acre;
-
Pará;
-
Roraima;
-
Rondônia;
-
Maranhão;
-
Mato Grosso.
Esse tipo de clima tem como principal característica o elevado teor de umidade, que prevalece durante todo o ano, além de temperaturas elevadas. Não existe distinção entre uma estação quente e outra fria, sendo as temperaturas médias de aproximadamente 27 ºC. As temperaturas despencam nas áreas de clima equatorial apenas quando uma massa de ar polar é muito forte e consegue avançar pelos territórios mais ao Norte do Brasil, provocando o fenômeno conhecido como friagem. No entanto, as temperaturas mínimas ficam em torno de 18-20 ºC.
Por causa da umidade muito elevada, que recebe influência das massas de ar e do processo de evapotranspiração da Floresta Amazônica, as chuvas são abundantes e recorrentes no clima equatorial brasileiro. Chove, em média, de 1500-2500 mm todos os anos.
-
Clima tropical
O clima tropical é aquele de maior abrangência no território brasileiro. Conhecido também como tropical típico, ele compreende estados em todas as cinco regiões do país: desde parte do Norte, mais precisamente o estado de Roraima, passando pelo interior do Nordeste e englobando todo o Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Sul do Brasil.
A alternância entre uma estação do ano quente e seca e a outra estação chuvosa e amena é a principal característica do clima tropical do Brasil. O período quente do ano começa no mês de dezembro e se estende até o mês de março, quando as massas de ar quente e úmidas estão em atuação com maior intensidade sobre o país. Essa estação tem temperaturas médias de 27 ºC, podendo superar facilmente 30 ºC em dias muito quentes. Trata-se, além disso, da época chuvosa. Ao todo, o volume anual de chuvas do clima tropical fica na faixa de 750-1500 mm.
O período frio, ou mais ameno, do clima tropical típico se estende de junho a agosto aproximadamente, e recebe influência da massa polar atlântica, uma massa de ar frio responsável pelas frentes frias e pela derrubada de temperaturas no Brasil. Os invernos no clima tropical típico apresentam média térmica de 15 ºC, com as temperaturas podendo baixar até 7 ºC.
-
Clima semiárido
O clima semiárido está presente em uma estreita área do Brasil, e caracteriza algumas cidades no interior dos estados da região Nordeste. A área em que o semiárido acontece ficou conhecida como Polígono das Secas, o que tem relação direta com o principal aspecto dessa ocorrência climática: os longos períodos de estiagem.
O semiárido é um clima quente, com temperaturas médias que oscilam na faixa dos 25 ºC aos 27 ºC ou mais. O tempo permanece quente durante todo o ano, exceto quando acontece o avanço de uma massa de ar fria, como é o caso de uma forte massa polar que ainda mantém suas características mesmo depois de viajar por metade do território brasileiro, e derruba as temperaturas locais. Entretanto, a temperatura não é o principal diferencial do clima semiárido, mas sim a umidade.
A umidade nas áreas de clima semiárido é muito baixa. Por isso as chuvas são escassas e concentradas em um curto espaço de tempo. Anualmente a precipitação nessas áreas é de 250-750 mm, intercalada com um período de seca que pode perdurar até seis meses, estendendo-se de junho a dezembro. Houve casos de secas ainda mais prolongadas, o que foi extremamente prejudicial para a população principalmente, mas também para a fauna, a flora e a economia local.
-
Clima tropical de altitude
Assim como o nome nos indica, o clima tropical de altitude está presente nas áreas de maior elevação do país. Ele ocorre, entretanto, apenas nos estados da região Sudeste, mais precisamente em terrenos situados em altitudes superiores a 800 metros. Como sendo a altitude um importante fator climático nessas áreas, registra-se temperaturas mais amenas do que nas demais variações do clima tropical, com médias térmicas entre 15 ºC e 22 ºC.
No clima tropical de altitude, as temperaturas mínimas podem cair abaixo de 10 ºC, e as noites e madrugadas de inverno são marcadas pelo fenômeno conhecido como geada, que consiste na formação de uma fina camada de gelo sobre a vegetação e sobre os solos expostos.
A pluviosidade no clima tropical de altitude é elevada, principalmente nos meses que correspondem ao verão. Por ano, o volume acumulado de chuvas é de, aproximadamente, 1500 mm.
-
Clima tropical atlântico
O clima tropical atlântico acontece nas cidades litorâneas do Brasil, situadas na costa leste, desde a região Nordeste até parte do litoral da região Sul do país. As temperaturas nesse tipo de clima são amenas ou quentes, a depender da localidade, e variam na faixa de 18 ºC a 25 ºC.
Constata-se, portanto, que o clima tropical atlântico apresenta baixa amplitude térmica. Por conta do fator maritimidade, a umidade do ar é maior nesse clima do que no tropical típico, o que resulta na ocorrência de chuvas volumosas. O inverno é a estação chuvosa, e, anualmente, a precipitação acumulada é de até 2000 mm.
-
Clima subtropical
O clima subtropical está presente nas áreas que estão fora da zona tropical, ou seja, que se situam abaixo do Trópico de Capricórnio. Então, no Brasil, o subtropical compreende toda a região Sul do país e parte do Sudeste, mais precisamente São Paulo, e do Centro-Oeste, no extremo sul do estado do Mato Grosso.
Essa ocorrência climática é caracterizada pela boa distinção entre as quatro estações do ano e pelas chuvas bem distribuídas. Os verões são quentes e registram maior pluviosidade do que os invernos, quando as temperaturas são as mais baixas do ano.
Os invernos do clima subtropical podem ser frios ou muito frios, havendo a formação da geada e até mesmo queda de neve em algumas localidades. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 10 ºC, por vezes caindo abaixo de 0 ºC, recebendo influência direta da massa polar atlântica. As chuvas anuais acumulam 1250 mm.
Leia também: Relação entre a altitude e o clima
Curiosidades sobre os climas do Brasil
-
Em 2020, a cidade de Maringá, no Mato Grosso, registrou a temperatura mais alta já marcada no Brasil: 44,8 ºC.
-
Cuiabá, também no Mato Grosso, é a capital mais quente do Brasil.
-
A menor temperatura do Brasil foi registrada no inverno de 1945, na cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -11,6 ºC.
-
O semiárido do Nordeste vivenciou a seca mais longa da história do Brasil, entre 2012 e 2017, quando foram registrados volumes ínfimos de chuva.
Exercícios sobre os climas do Brasil
Questão 1
(Uece) Sobre o clima semiárido, analise as afirmações abaixo.
I. O principal sistema responsável pela maior parte da precipitação na porção norte do Nordeste do Brasil é a Zona de Convergência Intertropical.
II. As chuvas no semiárido brasileiro ocorrem predominantemente entre os meses de fevereiro a maio.
III. O semiárido apresenta um regime pluviométrico que proporciona a manutenção de drenagens perenes durante todo o ano.
Está correto o que se afirma apenas em
a) II.
b) I e III.
c) I e II.
d) III.
Resolução: Alternativa C
Estão corretas as afirmativas I e II. A afirmativa III está incorreta porque o regime pluviométrico irregular do clima semiárido condiciona a formação de rios intermitentes, e não de rios perenes.
Questão 2
(Uece) “Uma das principais características que distinguem os climas da porção Sul, do restante do País, é a sua maior regularidade na distribuição anual da pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.”
Mendonça, F. Climatologia, noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007.
Essas características, que definem o clima subtropical úmido presente na região Sul do Brasil, são resultantes da:
a) combinação da atuação das massas de ar polar atlântica (MPA) e equatorial atlântica (MEA).
b) associação entre posição geográfica, relevo e atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.
c) atuação de massas equatoriais continental e marítima (MEC e MEAN).
d) área de transição entre os climas quentes e úmidos, que predominam mais ao norte, e tropicais da região Sudeste.
Resolução: Alternativa B
O clima subtropical úmido presente no Sul do Brasil é resultante da interação entre as massas de ar, a latitude e o relevo característico da região.
Fontes:
IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289 p.
MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455 p.