Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Vozes do verbo

As vozes do verbo são caracterizadas pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo. São denominadas de ativa, passiva, reflexiva e reflexiva recípro

Vozes do verbo se caracterizam pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo Vozes do verbo se caracterizam pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo

A princípio, o termo “vozes do verbo” pode parecer para você um pouco estranho, mas à medida que você for conhecendo melhor o assunto do qual iremos tratar, tudo ficará muito claro e, consequentemente, você perceberá que se trata de um assunto simples e fácil de compreender.

Primeiramente, para facilitarmos nossa compreensão, vamos relembrar um pouco mais sobre o sujeito, analisando a oração a seguir:

Paulo leu o livro.

Temos que o “Paulo” expressa o sujeito da oração, e que “leu o livro”, indica o predicado.
Até aí nenhuma dúvida, certo?

Agora vamos descobrir quem pratica a ação, ou seja, a de ler o livro: Concorda que foi Paulo?
Sim, ele mesmo.

Voltemos agora ao conceito do que realmente significa vozes do verbo:

As vozes do verbo são caracterizadas pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo.

Sendo assim, temos quatro delas:


São quatro as vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva e reflexiva recíproca

Voz ativa

É aquela que ocorre quando o sujeito é quem pratica a ação.

Nesse caso, no exemplo que acabamos de conhecer, constatamos que se trata da voz ativa, pois foi Paulo, o sujeito, quem praticou a ação (a de ler o livro). Saiba que por esse motivo ele é também chamado de agente.

Voz passiva

Ela se caracteriza quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo, tornando-se, assim, um sujeito paciente. Vamos aproveitar a mesma oração, só que agora expressa na voz passiva, observe:

O livro foi lido por Paulo.

Notamos que o sujeito, agora expresso por “o livro”, recebe a ação de ter sido lido por alguém, que no caso é Paulo.

Voz reflexiva

É quando o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo ao mesmo tempo. Parece complicado? Nada disso, perceba o exemplo:

O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.

Ao analisarmos bem, percebemos que o garoto praticou a ação – a de ferir usando o objeto pontiagudo. Qual a consequência disso?

A de se ferir como esse mesmo objeto, ou seja, ele também recebe a ação – ferir a si próprio. Entendeu agora por que é assim chamado?

Voz reflexiva recíproca

Ocorre quando a ação expressa pelo verbo se refere aos dois elementos do sujeito, ocorrendo de forma recíproca, alternada. Para esclarecer melhor, analisaremos juntos o exemplo:

Os dois amigos cumprimentaram-se.

Deduzimos que tanto um amigo, quanto o outro, cumprimentaram-se reciprocamente.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Agente da passiva

Português

Classificação dos verbos

Português

Estruturas dos verbos

Português

Transformando a voz ativa em passiva

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.