Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verso, Estrofe e Rima

A poesia se constitui de diversos elementos, entre eles o verso, a estrofe e a rima. Para conhecer acerca das características de cada um deles é só clicar aqui!

Verso, estrofe e rima constituem alguns dos elementos da poesia Verso, estrofe e rima constituem alguns dos elementos da poesia

Como sabemos, o texto poético se diferencia do texto escrito em prosa (aquele contendo início, meio e fim) em virtude de uma série de características, pois a poesia tem finalidades específicas. Ela, por sua vez, tem o poder de despertar sentimentos, de provocar emoções, enfim, de nos encantar de diversas maneiras. Assim, neste nosso encontro continuaremos a falar um pouco mais sobre os elementos que constituem esse tipo de texto, desta vez representados pelo verso, estrofe e a rima.

No intuito de conhecê-los melhor, levando em conta seus principais aspectos, iremos nos apoiar em um poema de Cecília Meireles, uma poetisa que encantou gerações e gerações, pois escrevia de modo que agradava a todas as idades. Assim, vejamos: 


Verso, estrofe e rima são elementos do texto poético.

A bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
------o---------

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
-------o---------

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
---------o------------

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
---------o--------------

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
--------o--------------

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
-------------o------------

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
----------------o-----------

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Cecília Meireles



Como podemos perceber, cada pedacinho foi separado por um traço para que possamos entender bem o porquê dessa divisão. Pois bem, cada um deles representa o que chamamos de estrofe, e cada frase, cada oração que a ela pertence, denomina-se verso. Assim, percebemos também que algumas estrofes possuem dois versos e outras, três. Dessa forma, definimos verso como sendo cada linha poética, e estrofe como um conjunto de versos.

Mas ainda falta outro elemento, do qual não podemos nos esquecer – a rima. Voltando ao poema acima, constatamos que ao final de cada verso existem palavras cujas terminações combinam entre si, como é o caso de “menina, pequenina e bailarina”. Continuando, temos ré/pé – fá/lá – si/sorri, etc.

Essas combinações são recursos dos quais o autor (no caso, o poeta ou a poetisa) se utiliza para tornar a poesia ainda mais bela. As rimas, representadas pela semelhança de som entre as palavras, manifestam-se mais no final dos versos. Entretanto, em algumas ocasiões, podem se manifestar também no meio deles. 

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Acróstico

Português

Características da prosa e da poesia

Português

Carlos Drummond de Andrade

Português

Cecília Meireles

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.