Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos de elocução

Você sabe o que são os verbos de elocução? Clique aqui e descubra!

Os verbos de elocução indicam algumas atitudes dos personagens Os verbos de elocução indicam algumas atitudes dos personagens

Que bom estarmos juntos novamente para aprendermos um pouquinho mais, não é verdade? Pois bem, vamos aproveitar ao máximo este nosso encontro, e sabe qual o assunto que iremos discutir? É simples, simples...
Falaremos a respeito dos verbos de elocução que, certamente, fazem você se lembrar de algo, concorda?

Caso não tenha se lembrado, não importa, pois recordaremos tudo novamente. Ao conhecermos as características do texto narrativo, sabemos que o narrador nos conta tudo o que ocorreu de formas distintas. Às vezes ele apenas reproduz as falas dos personagens, da maneira como elas são realmente, ou, em algumas situações, ele as transmite de forma indireta, isto é: portando-se como um verdadeiro porta-voz, relata tudo o que aconteceu por meio de suas palavras.
 

Dessa forma, quando o discurso é reproduzido de forma direta (havendo a transcrição real das falas), há a ocorrência destes verbos de elocução, exatamente para indicar as atitudes dos participantes da história. Então, para que possamos compreender melhor, perceba o exemplo que segue:

Durante o jantar mamãe perguntou:

- Adivinhem o que teremos de sobremesa?

Todos responderam:

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!!      




Como pôde perceber, os verbos que se encontram grifados nos revelam o que o personagem irá fazer naquele momento, podendo ser uma exclamação, um pedido, uma pergunta, entre muitos outros procedimentos. Por isso são assim chamados, pois a palavra “elocução” significa a expressão do pensamento por palavras orais ou escritas, de acordo com o dicionário.

Tudo que aprendemos até agora foi de fundamental importância, mas ainda resta conhecermos alguns exemplos destes verbos. Por isso, vejamos alguns:

dizer (afirmar, declarar, afirmar, etc.)
exclamar (gritar, bradar, espantar, entre outros)
negar (contestar)
ordenar (mandar, solicitar, aconselhar)
pedir (solicitar, rogar)
perguntar (interrogar, indagar, questionar)
responder (retrucar, replicar)...


Há também outro detalhe que também se refere aos verbos de elocução – a posição em que eles podem se encontrar dispostos na história, ou seja, antes, no meio ou depois da fala do personagem. Vamos ver alguns exemplos?

* Antes da fala:

Durante o jantar mamãe perguntou:

- Adivinhem o que teremos de sobremesa?


* Depois da fala:

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! - disse a garotada.

* No meio da fala:

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! – disse a garotada – Iremos devorá-lo num instante.




Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Estruturas dos verbos

Português

O discurso em um texto narrativo

Português

O narrador e o texto narrativo

Português

Verbos abundantes

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.