Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Uso dos verbos TER e HAVER

Não deixe de conhecer um pouco mais sobre o uso dos verbos “ter” e “haver”. Então é só clicar para descobrir mais uma novidade que a Língua Portuguesa nos traz!

O uso dos verbos “ter” e “haver” se encontra relacionado a fatores específicos, importantes ao nosso conhecimento O uso dos verbos “ter” e “haver” se encontra relacionado a fatores específicos, importantes ao nosso conhecimento

Como você sabe, várias são as situações em que fazemos uso da linguagem, ora na posição de emissores (quando falamos ou escrevemos), ora na qualidade de receptores (quando ouvimos ou lemos algo). Dessa forma, muito já falamos sobre a importância de adequar nosso discurso de acordo com a situação, ou seja, se se trata de uma situação mais formal (no caso, a escrita) ou de uma situação menos formal (no caso, a oralidade).

Pois bem, partindo desse conhecimento tão importante, a partir de agora conheceremos um pouco mais sobre dois verbos dos quais fazemos uso constantemente: o verbo ter e o verbo haver.  Para isso,que tal analisarmos alguns exemplos, hein?

Tinha alunos jogando na quadra de esportes.

Ué! Por que o verbo “ter” (tinha) está conjugado na terceira pessoa do singular e não está concordando com o termo “alunos”, descrito no plural?

Veja bem, se esse termo (“alunos”) fosse o sujeito da oração, aí sim ele poderia estar expresso no plural, mas ele não é o sujeito e sim o objeto direto (o complemento) do verbo “ter”. Dessa forma, você se lembra das características dos tipos de sujeito? Caso não, acesse o texto “Tipos de sujeito”  e perceba que o verbo permaneceu no singular (tinha) porque esse oração não possui sujeito, ou seja, ela se classifica como uma oração sem sujeito. Assim, todos os verbos que integram esse caso devem permanecer sempre na terceira pessoa do singular.

Mas... falamos sobre o verbo “ter”, não é verdade? E o verbo “haver”, em que situação ele é usado?

Saiba que quando se tratar das situações formais, como você já as conhece, prefira sempre utilizá-lo, sim?

Então, perceba a mesma oração, agora com o verbo “haver”:  

Havia alunos jogando na quadra de esportes. 

Percebeu que ele continuou na terceira pessoa do singular? Saiba por que isso acontece acessando o texto  “Verbos impessoais”.

E não se esqueça desse importante detalhe: na escrita, use o verbo “haver” em vez do verbo “ter”, ok?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.