O tritongo é um tipo de encontro vocálico em que se unem semivogal + vogal + semivogal em uma mesma sílaba da palavra.
O tritongo é um dos tipos de encontros vocálicos existentes e ocorre quando há a união de uma semivogal + vogal + semivogal em uma mesma sílaba, como em “iguais”. Há outros tipos de encontros vocálicos, como o ditongo — união de vogal e semivogal em uma mesma sílaba — ou hiato — união de duas vogais na palavra, mas que se separam na divisão silábica.
Leia também: Encontro consonantal — quando duas ou mais consoantes aparecem juntas na palavra
O tritongo é um encontro de três sons vocálicos na mesma sílaba, composto por vogais e semivogal. As semivogais são os sons “i” e “u” quando acompanham outra vogal na mesma sílaba e apresentam uma sonoridade mais fraca, como em PEIXE, em que “i” é uma semivogal da sílaba PEI. Sendo assim, para formar um tritongo, é preciso identificar, na mesma sílaba, a seguinte estrutura, exatamente na ordem apresentada:
SEMIVOGAL + VOGAL + SEMIVOGAL
Veja alguns exemplos abaixo:
PA- RA- GUAI
SA-GUÃO
Nas palavras acima, há tritongos nas sílabas “GUAI” e “GUÃO”. Em ambas, a vogal presente é a letra “a”, acompanhada das semivogais “u” e “i”. Porém, em “SAGUÃO”, o som de “u” está representado pela letra “o”. Isso não modifica o fato de haver um tritongo, pois o que se considera é a sonoridade, e não a letra. Por esse motivo, algumas palavras apresentam tritongos formados graficamente por consoantes, como o exemplo abaixo:
MIN-GUAM
Min-gua(u)m
Na última sílaba da palavra acima, embora só haja duas letras que representem vogais (GUAM), o som produzido na fala acrescenta o fonema nasal “u”. Dessa forma, a sílaba apresenta uma semivogal, mais uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba, caracterizando o tritongo.
Os tritongos podem ser classificados a partir do local de saída de ar durante sua produção, isto é, se o ar sai predominantemente pela boca (som oral) ou pelo nariz (om nasal). Sendo assim, há dois tipos de tritongo:
I-GUAIS
DESÁGUAM - Deságua(u)m
AVERIGUAM - Averigua(u)m
Para identificar o tritongo, você precisa constatar três sons vocálicos juntos e, ao mesmo tempo, verificar se eles estão unidos em uma mesma sílaba ou não. Sendo assim, para facilitar esse processo, você pode seguir o passo a passo abaixo:
Ex.:
PARAGUAI -> PARAGUAI
PRAIA - > PRAIA
Ex.:
ENXÁGUAM -> ENXÁGUA(U)M
SAGUÃO -> SA-GUÃ(U)
Ex.:
PA- RA- GUAI = Tritongo
PRA - IA = NÃO é tritongo
EN-XÁ-GUAM = Tritongo
SA - GUÃO = Tritongo
O ditongo, o tritongo e o hiato são conceitos que nomeiam tipos de encontros vocálicos.
Ex.:
QUADRO -> QUA-DRO
PRAIA -> PRAI - A
Ex.:
IGUAIS -> I - GUAIS
SAGUÕES -> SA-GUÕES
Ex.:
SAÚDE -> SA-Ú-DE
SAÍDA -> SA - Í- DA
Leia também: Atividades de encontros vocálicos
1. Em qual das alternativas abaixo as palavras apresentam, respectivamente, um tritongo oral e um tritongo nasal?
Comentário: A palavra TATUOU apresenta um tritongo oral na segunda sílaba “TUOU”. Já a palavra “ENXÁGUAM” apresenta um tritongo nasal na terceira sílaba “GUA(u)M”. Sendo assim, a alternativa D está correta.
2. Em qual das alternativas abaixo TODAS as palavras apresentam tritongo?
Comentário: A única alternativa que apresenta tritongo nas três palavras é a B: insinuou, situou e igual. Nas demais alternativas, não há tritongo em: saúde, praia, quadro, saída e quadrinha.
Fontes:
CIPRO NETO, Pasquale. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.