Terminações “-ram” e “-rão” , apesar de apresentarem características semelhantes, divergem-se quanto às circunstâncias de uso.
Imagine que você estivesse contando uma história sugerida pela sua professora e, bem no meio da história, surgisse uma dúvida:
“Terminaram ou terminarão”, “gritaram ou gritarão”?
Caso isso de fato já tenha ocorrido, não se preocupe, pois faz parte das muitas dúvidas e dos muitos “enganos” que às vezes cometemos quando estamos redigindo um texto. O que não é aconselhável é deixar que essas dúvidas permaneçam para sempre, não é verdade?
Pois bem, um dos aspectos que devemos ter em mente é o fato de reconhecermos que essas terminações se referem às várias formas verbais que conhecemos, e o outro aspecto é que elas se mostram muito semelhantes quando pronunciadas. Talvez esses sejam os motivos para tantas confusões!!!
Dessa forma, de modo a evitarmos que isso aconteça, iremos analisar as duas terminações em todos os seus aspectos, observe:
Os alunos entraram agora.
Os alunos entrarão agora.
Como você pôde perceber, ambas as terminações somente apresentam semelhanças no que se refere à pessoa verbal – representando a 3ª pessoa –, embora saibamos que elas pertencem a tempos verbais distintos. Entretanto, em outros aspectos, identificados na tabela acima, elas se diferenciam. E são exatamente essas diferenças que devemos ter em mente no momento de usar tais construções, optando sempre pelo modo correto.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids