Qual palavra utilizar para indicar condição: se não ou senão?
Algumas expressões causam tantas dúvidas que, às vezes, fazem com que os falantes a substituam. Isso é comum em construções como: “Caso não chova, irei à praia”. Nesse caso, a pergunta é: “O que devo utilizar: Senão chover ou se não chover?” Vamos estudar os significados de cada uma das expressões para entendermos qual é a forma correta para o contexto apresentado.
De acordo com o dicionário Houaiss, senão pode pertencer a três classes gramaticais diferentes. Em cada uma, estabelecerá uma ideia. Acompanhe:
Senão: locução alternativa (indica a ideia de caso contrário).
Ex.: Faça a tarefa, senão ficará sem internet.
Senão: conjunção adversativa (indica oposição).
Ex.: Algumas pessoas não conseguem valorização, senão críticas.
Senão: preposição (indica apenas, somente, ou pode indicar defeito, falha).
Ex.: Parabéns! Não houve um senão em seu trabalho.
Nas orações condicionais, ou seja, nos enunciados que estabelecem uma ideia de condição ou hipótese, a expressão a ser utilizada é se não (formada pela conjunção condicional “se” e o advérbio de negação). Portanto, no enunciado “Caso não chova, irei à praia”, como a ideia é de hipótese, a expressão correta, em substituição a “caso”, é se não, logo: “Se não chover, irei à praia”.
Senão pode ser substituído por: caso contrário, do contrário, mas, porém, apenas, somente, ou ideia de ausência ou presença de defeito.
Se não pode ser substituído por: qualquer conjunção que indique condição – caso, contanto que, desde que, exceto que, a menos que etc.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras