Conheças as regras que organizam o plural dos adjetivos compostos.
Os adjetivos podem sofrer flexão (variação) em gênero, número e grau. Quando o adjetivo é simples (formado por uma palavra), não há problema. No entanto, quando o adjetivo é composto, ou seja, quando é formado por mais de uma palavra, é comum as dúvidas surgirem.
Se alguém compra uma camisa verde-abacate, poderá contar para os amigos sem problema. Entretanto, se resolver presentear alguém e, por isso, comprar duas camisas, as dúvidas podem aparecer. E agora? As camisas são verde-abacates, verdes-abacates, verdes-abacate ou verde-abacate?
Para flexionar o adjetivo composto, é preciso analisar a classe gramatical do último elemento. Se este for um adjetivo, deve ser flexionado. Para não errar, é importante retirar a palavra e colocá-la em outro contexto. Por exemplo:
No trecho “O vestido azul-claro é meu”, o adjetivo composto é azul-claro, certo? Então, é preciso analisar a classe gramatical do segundo elemento, nesse caso, claro. A pergunta a ser feita é: Se o colocarmos em outra situação, qual será sua classe gramatical? Acompanhe: Olhos claros, vestido claro. A função da palavra em destaque é de adjetivo, não é mesmo? Portanto, o plural da frase do exemplo é: Os vestidos azul-claros. Atente para o fato de que se o segundo elemento é um adjetivo, somente ele sofrerá flexão.
No caso da camisa verde-abacate, o que fazer para descobrir como ficará o plural? O procedimento é o mesmo, detectar a classe gramatical do segundo elemento (abacate). Colocando-o em outro enunciado, por exemplo: O abacate é saboroso. É possível perceber que abacate é um substantivo. Quando o segundo elemento é um substantivo, não há variação de nenhum dos elementos. Logo, as camisas são verde-abacate.
Revisando:
Atenção:
Ex.:
Cor-de-rosa.
Blusa-vinho (blusa cor-de-vinho).